A Santa Casa recebeu na manhã desta sexta-feira (24) 38 alunos do Curso Técnico de Enfermagem do Senac que participaram de palestras sobre a conscientização da importância da doação de sangue.
O manual técnico de “Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso, Método Canguru”, é uma exigência do Ministério da Saúde para ser implantado na instituição, como parte do processo de humanização.
Acontece na próxima sexta-feira (24) e sábado (25) na Santa Casa o XVII Ciclo de Estudos em Enfermagem promovido pela Uniderp. Serão realizados debates e palestras sobre assistência multiprofissional ao paciente oncológico, voltados aos profissionais e estudantes da área de saúde. Interessados devem se escrever no local do evento, às 18h30. A entrada será doação de um pacote de fralda pediátrica.
Neste ano, o menino ficou internado na Pediatria do hospital por 1 mês para continuar o tratamento e hoje com 10 anos e saudável a família e o paciente não tem palavras para agradecer uma das equipes da Santa Casa que fez parte dessa conquista.
Uma ação pela vida e para ajudar o próximo. Foi assim que surgiu o “Same tem sangue bom”. Um movimento para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado no último dia 14 de junho, fez com que 12 pessoas do Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) doassem sangue na manhã desta sexta-feira (17) no Hemonúcleo da Santa Casa, segundo maior ponto de doação de Mato Grosso do Sul.
O presidente da ABCG – Santa Casa, Esacheu Nascimento, foi convidado a discursar em nome de todas as entidades filantrópicas e assistenciais do Estado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o café da lista de possíveis causadores do câncer de bexiga. O produto permaneceu nesta lista por 25 anos.
Em solenidade realizada às 9h desta quinta-feira (16) foi assinada a Ordem de Serviço autorizando a retomada das obras da Unidade do Trauma. Com a finalização do processo licitatório vencido pela empresa Poligonal Engenharia e Construções Ltda., a mesma recebeu a ordem das mãos dos representantes do hospital, presidente Esacheu Nascimento e também autoridades públicas presentes.
A Santa Casa de Campo Grande recebeu nesta quinta-feira (16) a porquinha mais famosa do universo infantil, que alegrou a manhã das crianças internadas no hospital. A Peppa e o George visitaram a pediatria, a ala dos queimados e o Pronto Socorro.
Nesta terça-feira (14), é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, e nesta data, o Hemonúcleo da Santa Casa, segundo maior ponto de coleta de Mato Grosso do Sul, reforça a importância desse gesto que salva vidas. O hospital recebe em média, 500 doações no mês, e realiza 1200 transfusões de sangue no mesmo período.
No último sábado (11), Mayka completou 9 anos e a equipe multiprofissional do hospital junto com os super-heróis da Liga do Bem, parentes e amigos fizeram uma linda festa surpresa para que mãe e filha pudessem passar essa data juntas após tanto tempo afastadas pelo destino.
A Santa Casa, por meio da Gerência de Enfermagem e CTQ (Centro de Tratamento de Queimaduras) promoveu nesta sexta-feira (10) o I Seminário de Queimaduras com o tema: “Promoção da integridade do cuidado visando a segurança do paciente”. Centenas de profissionais da área de saúde lotaram o auditório “Carroceiro Zé Bonito”, na sede do hospital, buscando qualificação no cuidado e segurança do paciente com trauma térmico.
A Gerência de Enfermagem junto à equipe da UTQ (Unidade de Tratamento de Queimaduras) realiza nesta sexta-feira (10) a partir das 8h, o primeiro Seminário de Queimaduras da Santa Casa de Campo Grande.
A Santa Casa, por meio da GEPEC (Gerência de Ensino, Pesquisa e Educação Continuada) promoveu nesta quarta-feira (8), uma capacitação com o curso “Excelência na Qualidade do Atendimento Hospitalar” para os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, colaboradores de Higienização, copeiras e UAN (Unidade de Alimentação e Nutrição) do hospital. O objetivo do treinamento é conduzir o participante à conscientização de que todos os colaboradores da Instituição são importantes no atendimento humanizado aos clientes externos.
A Santa Casa promoveu na manhã desta quarta-feira (8) uma Reunião de Integração para os novos funcionários onde responsáveis pelos setores RH (Recursos Humanos), Departamento Pessoal, SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) passaram as principais informações para o trabalhador se adaptar dentro do hospital.
O Curso foi promovido pela Secretaria de Saúde do Estado por meio da Central Estadual de Transplante com apoio do Ministério da Saúde. O objetivo foi capacitar os profissionais para atuarem no processo de identificação e manutenção do potencial doador bem como a comunicação de más notícias e acolhimento familiar. Contou com a participação de médicos, enfermeiros, assistente social e psicólogos do hospital.
De acordo com dados internos, no ano de 2015 houve aproximadamente 300 internações. No período de Janeiro até Junho foram atendidos 74 queimados, entre eles 49 adultos/jovens, 17 crianças e 8 idosos. Se comparado com o mesmo período em 2016, temos uma redução de 20.3% nos casos. É importante ressaltar que embora tenha uma redução, a complexidade dos casos aumentaram e por isso a prevenção continua sendo importante.
A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A 8° edição do Ciclo Anual de Palestra do programa “Santa Casa cuida de você”, realiza nesta quinta-feira (2) a palestra com o tema “Intoxicações Exógenas”. O evento acontece às 19h no auditório do Carroceiro Zé Bonito, no saguão principal do hospital.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2026