Na noite desta quinta-feira (28), cerca de 20 funcionários da ABCG – Santa Casa participaram de uma “Operação de Guerra” após a necessidade de reparo na rede de gás oxigênio do hospital. Na manhã de hoje, todos os cilindros usados na operação já foram retirados do hospital.
Dona Cleonice Maria Xavier, 51, moradora da zona rural de Ivinhema, sonhava constantemente em conhecer a família do doador do coração que lhe devolveu a vida em 2013.
O presidente da ABCG – Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, determinou nesta quinta-feira, dia 21 de julho de 2016, que não será mais aceita nas dependências do hospital a utilização inadequada do ambú.
O alto consumo de proteínas via suplementos, hoje comum no país, pode acarretar consequências preocupantes em alguns casos.
Depois de registrar 21 casos positivos de H1N1 no mês de maio, junho encerrou com apenas dez casos confirmados entre os notificados pela Santa Casa de Campo Grande. A curva descendente pode ser explicada pelo aparecimento precoce da doença em 2016. Excepcionalmente, neste ano, as primeiras notificações começaram a ocorrer em fevereiro chegando ao ápice em maio.
Um estudo publicado na edição da revista “Science” desta quinta (14) diz que a epidemia de zika pode estar a caminho do fim e acabar de vez em três anos.
O SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar) composto por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da ABCG – Santa Casa realiza desde o mês de janeiro deste ano, um treinamento com todos os funcionários assistenciais orientando sobre medidas preventivas no controle a infecções relacionadas a assistência à saúde. Ao todo, 500 colaboradores já participaram da ação e em seis meses a Santa Casa baixou de 12% para 6% o nível de infecção hospitalar nas unidades críticas. O nível tolerado pela Anvisa é de até 15%.
Desde que assumiu a presidência da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) – Santa Casa, o Dr. Esacheu Nascimento, realiza adequações no hospital para que o mesmo volte gradativamente a assumir os serviços de laboratório e tomografia que em 2010 passou a ser terceirizado.
Após ver o filho em parada cardíaca na calçada e sendo socorrido por uma “desconhecida”, José Carlos Nunzio, só queria conhecer e agradecer ao “anjo” em forma de técnica de enfermagem, assim denominada pela família, que, com “mãos divinas”, fez o jovem de 19 anos sobreviver a cinco paradas cardíacas.
Desde o dia dois de maio, a ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande) – Santa Casa conta com o Comitê de Avaliação e Tecnologia composto por representantes do hospital e da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde Pública), com a finalidade de definir e padronizar processos de trabalho, como elaboração de rotinas e pactuações de fluxos para autorização, aquisição, incorporação e exclusão de tecnologias em saúde pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Na manhã desta sexta-feira (8) aconteceu o encerramento da segunda turma, deste ano, do treinamento de capacitação do “Método Canguru” para os profissionais da Santa Casa que têm contato com o binômio (mãe e bebê) reforçando o acolhimento e cuidado com o bebê, mãe e familiares. Nos dois treinamentos foram capacitados mais de 50 funcionários do hospital.
Por iniciativa do serviço de Farmácia Clínica, os farmacêuticos da ABCG - Santa Casa se reuniram nesta quarta-feira (6), para participarem de uma atualização sobre “Terapia Medicamentosa de Infecções por Microorganismos Multirresistentes”. A primeira palestra de atualização foi ministrada pelo Consultor de Negócios Hospitalares, Aramis de O. Saldanha Júnior.
Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (7) o Consultório Médico da Pediatria do CEI (Centro de Educação Infantil) Maria Aparecida Morais D’ Ávila, creche da ABCG – Santa Casa. O consultório atenderá as crianças matriculadas na creche. As consultas serão todas as quartas-feiras, das 13h às 16h. Cada tarde, serão consultadas 9 crianças, podendo ter 1 encaixe.
Com o objetivo do acompanhamento integral do paciente do momento da entrada à alta do hospital, a ABCG - Santa Casa está implantando o serviço de Farmácia Clínica que vai atuar em caráter multiprofissional realizando uma integração entre farmacêutico, médico, enfermeiro e paciente.
Será inaugurado na próxima quinta-feira (7), às 9h, o Consultório Médico da Pediatria do CEI (Centro de Educação Infantil) Maria Aparecida Morais D’ Ávila, creche da ABCG – Santa Casa, com apresentação do Coral Infantil do hospital.
Em cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (1) na sede da Procuradoria Geral do Estado foi assinado o termo de cooperação entre as ouvidorias de Mato Grosso do Sul e o Ministério Público Estadual para a criação da Rede Estadual de Ouvidorias.
Funcionários do Same (Serviço de Arquivo Médico e Estatística) e da Captação de Recursos participaram na manhã desta sexta-feira (1) de uma palestra motivacional no auditório “Carroceiro Zé Bonito” da Santa Casa. Cerca de 25 funcionários foram conscientizados de que todos os colaboradores da Instituição são importantes no atendimento humanizado aos clientes externos.
Nesta época do ano, o frio e o tempo seco acabam expondo principalmente as crianças às gripes e resfriados. Entretanto, com algumas dicas bastante simples é possível evitar estas doenças que se manifestam principalmente no inverno.
Visando um atendimento mais humanizado para as futuras mamães que optam pelo parto humanizado, está prevista para agosto a inauguração do Centro Obstétrico, Ala C, do setor de Obstetrícia da Santa Casa de Campo Grande.
Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira (24) entre técnicos da Santa Casa e da SESAU (Secretaria de Saúde de Campo Grande), o hospital apresentou algumas propostas que devem mitigar o problema de atendimento à alta demanda que tem ocorrido nos últimos dias na pediatria.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2026