Na ocasião, o parlamentar mostrou interesse em intermediar, juntamente com a bancada federal no Congresso Nacional, uma solução para facilitar a negociação do contrato com a Prefeitura de Campo Grande, o que segundo ele, vem trazendo sérios prejuízos à população.
Na reunião, o presidente Mario Cesar, junto com Comissão de Saúde da Câmara propôs aos diretores da instituição que a Casa irá apresentar medida legislativa visando uma suplementação no valor de R$ 70 milhões à Secretaria Municipal de Saúde. A ideia é que esses valores sejam utilizados na contratualização.
Na ocasião, ficou estabelecido que a prefeitura vai realizar o pagamento de R$ 3 milhões para a Santa Casa, sendo que R$ 2,5 milhões serão destinados para atendimentos de baixa e média complexidade e R$ 500 mil para alta complexidade.
Os alunos da pré-escola I e II do Centro de Educação Infantil “Maria Aparecida Moraes D’Ávila”, a creche da Santa Casa prestaram homenagem às mães nesta sexta-feira (8), com apresentação musical durante reunião bimestral.
Na ocasião, ficou estabelecido que a prefeitura e a Santa Casa iriam firmar contrato provisório com validade até o dia 31 de maio.
De acordo com a nova presidente da CIPA, a gestão 2015/2016 terá como foco principal prevenir e reduzir os acidentes de trabalho. "O primeiro passo é fornecer um treinamento básico para a nova comissão da CIPA e após o curso iremos elaborar um plano de trabalho e atualizar os mapas de risco. Essa gestão estará mais integrada com o SESMET para a realização de ações que envolvam campanhas de prevenção", disse.
De acordo com o presidente da ABCG – Associação Beneficente de Campo Grande, Wilson Teslenco, uma comissão já avalia trimestralmente os trabalhos prestados pela Santa Casa na rede. "O trabalho que está sendo realizado agora tem um foco diferenciado, que é atender uma exigência da secretaria estadual de saúde para que ela possa definir o volume de recursos que irá investir junto ao município para atender a Santa Casa", disse.
Na ocasião, colaboradores do CCIH fizeram demonstração de higienização das mãos para alertar os profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes sobre a importância da higienização correta. Os participantes ganharam um frasco de bolso contendo álcool em gel para estimular o uso nas mãos.
Vítima de queimadura com álcool, Nelson Lopes Doretto, da cidade de Dourados–MS, está internado há 14 dias na Santa Casa, e como agradecimento pelo tratamento resolveu realizar a doação.
As crianças tiveram a oportunidade de pintar desenhos que ilustram o dia-a-dia no trânsito, participaram de rodas de conversas sobre segurança e atenção no trânsito e confeccionaram uma maquete para simular a prática da travessia segura na faixa de pedestre, entre outras situações diárias que acontecem no trânsito.
O objetivo é dotar os profissionais da área de segurança de novas técnicas, conhecimentos, habilidades, postura e atitudes para a execução do serviço de portaria no hospital.
A ausência dos representantes do governo e da prefeitura só foi comunicada pela deputada estadual Mara Caseiro, presidente da Comissão de Saúde da AL, pouco depois de a reunião ter sido iniciada.
De acordo com o presidente da Associação Beneficente de Campo Grande Wilson Teslenco, a Prefeitura e o Estado tiveram prazo para resolver as questões sobre o relatório do fluxo de atendimento no hospital. “Ficar 30 dias sem contrato é um absurdo e não podemos deixar que isso aconteça novamente, até porque houve o prazo para negociar. Nós tentamos dialogar, mas não houve interesse de ambas as partes”, afirmou o presidente.
Desde 2014 é a segunda vez que a Santa Casa fica sem contrato com a Prefeitura. O município alega que não pode arcar com a quantia sem a parceria do governo Estadual. O último contrato provisório da instituição com a Prefeitura venceu no dia 7 de junho.
O secretário participou também da reunião do NAQH (Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar), que visa buscar melhorias da qualidade do atendimento na Rede de Urgência e Emergência, entre planos estratégicos, protocolos institucionais, processos de trabalho, melhorias na ambiência e na utilização de leitos de cuidados prolongados.
A sala de apoio à amamentação, que fica localizada no Centro de Educação Infantil Maria Aparecida Moraes DAvila, mais conhecida como a creche da Santa Casa, recebeu uma placa de certificação do Ministério da Saúde, que a reconhece como local que promove, protege e apoia o aleitamento materno para a mulher trabalhadora.
O secretario Municipal de Saúde mesmo sem revelar o conteúdo oficial da proposta à direção adiantou que o contrato seria de prazo de cinco anos e sem previsão de reajuste anual. “É justa a proposta que a Santa Casa fez ao município, mas o que não podemos é sobrecarregar a Prefeitura e nem o Estado”, falou.
O curso será ministrado pelos capelães Adão José Pereira, Léia Cordeiro e professores convidados. Os participantes, após o término do curso, poderão se credenciar junto ao Conselho de Capelania Cristã de Mato Grosso do Sul.
Na reunião, os diretores discorreram sobre a atual situação do hospital com relação ao impasse na contratualização com a prefeitura e as ações desenvolvidas para sanear as finanças e modernizar a Santa Casa.
A palestra será ministrada pelo psiquiatra Dr. Marco Antonio Brasil, que é chefe do serviço de Psiquiatria e Psicologia Médica da HUCFF - Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, no Rio de Janeiro – RJ, e é uma oportunidade para estudantes e profissionais da área da saúde participarem de discussões sobre o assunto e organização das redes de atenção em saúde mental.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2026