Logo

Santa Casa implanta Protocolo de Dor Torácica no Pronto-socorro

Capacitações

Santa Casa implanta Protocolo de Dor Torácica no Pronto-socorro

Intenção é agilizar o atendimento garantindo o melhor cuidado ao paciente Publicado em 22/06/2023

A Santa Casa deu início no Protocolo de Dor Torácica visando agilizar o atendimento a pacientes que apresentam esse sintoma, especialmente em casos suspeitos de problemas cardíacos. A linha de cuidados consiste em um conjunto de medidas e ações para identificar rapidamente se o paciente está tendo um infarto ou outra doença cardíaca e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

No atendimento, o hospital envolve uma equipe multiprofissional, desde o atendente da frente do Pronto-socorro até o médico emergencista, sendo a enfermagem fundamental nesse processo. Os primeiros passos incluem a identificação dos pacientes com suspeita de infarto, por meio da realização de um eletrocardiograma em menos de 10 minutos. Já em casos que exigem cateterismo de urgência, o acesso deve ser feito em conformidade com os conceitos internacionais, com tempo inferior a 90 minutos desde a entrada no hospital.

De acordo com o médico responsável pelo treinamento da equipe Pronto-socorro sobre o protocolo na Santa Casa, Dr. Rodrigo Quadros, a dor torácica é um sintoma frequentemente associado a problemas cardíacos, mas também pode indicar condições graves, como dissecção de aorta, pneumotórax, lesões no esôfago e fraturas de costelas. “É crucial estabelecer um protocolo de conduta bem estruturado para garantir uma abordagem rápida e precisa nesses casos”, afirmou.

Após o atendimento inicial da dor torácica, são recomendadas medidas preventivas para evitar recorrências. Isso inclui o acompanhamento médico regular com um cardiologista, o uso correto das medicações prescritas, a cessação do tabagismo, a adoção de uma alimentação balanceada e a prática regular de exercícios físicos. Além disso, é fundamental realizar exames periódicos para monitorar a saúde cardíaca.

O protocolo de dor torácica é constantemente revisado e atualizado para se manter alinhado com as melhores práticas médicas. “A equipe responsável pelo protocolo é composta por profissionais altamente capacitados, que estão sempre se atualizando e têm acesso a materiais avançados para embasar as revisões e melhorias contínuas do protocolo”, afirmou o médico emergencista, Dr. Rodrigo Quadros.

Com a implementação do Protocolo de Dor Torácica, a Santa Casa de Campo Grande reforça seu compromisso em fornecer um atendimento ágil e eficiente, garantindo o melhor cuidado possível aos pacientes que apresentam sintomas potencialmente graves.

 

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande 22/6/2023

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais

Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados © 2025

Ao utilizar os serviços do nosso portal o usuário confirma que leu, compreendeu e concorda com os termos da políticas de privacidade.