A Santa Casa de Campo Grande dará início a uma importante mobilização para arrecadação de recursos voltados à reforma do pronto-socorro da instituição. Com o slogan “Juntos Pela Vida – Sua Contribuição Salva!”, a campanha será lançada oficialmente na próxima sexta-feira, 25 de abril, às 9h, no auditório Carroceiro Zé Bonito, e tem como meta alcançar R$ 1,8 milhão para a conclusão das obras, que trarão melhorias estruturais e otimização dos atendimentos à população.
Dos 110 pacientes atendidos por dia, a taxa de internação é de 56%. Esse cenário também contribui na superlotação do pronto-socorro, uma vez que não há disponibilidade de leitos no hospital, prolongando o tempo de permanência dos pacientes na unidade de emergência. A expectativa é concluir as obras em 90 dias, por isso, a presidente da Santa Casa, Alir Terra, destaca a urgência da iniciativa e reforça a importância do engajamento da população.
“Queremos unir forças e contar com o apoio de toda a sociedade. Estamos enfrentando um déficit orçamentário delicado, e a reforma do pronto-socorro permitirá melhorias nos atendimentos urgentes, garantindo mais dignidade para pacientes e profissionais da saúde”, afirma.
Além de atender moradores de Mato Grosso do Sul, o hospital é referência em várias especialidades e recebe pacientes de países vizinhos, como Paraguai e Bolívia. As obras incluem modernização da estrutura, climatização dos espaços e reorganização do fluxo de atendimento. O médico responsável pelo pronto-socorro, Dr. Marcos Bonilha, explica que a Ala de Estabilização, onde ocorre o primeiro atendimento, será ampliada, oferecendo melhores condições para atuação dos emergencistas.
“Hoje, nossa capacidade está além do limite, comprometendo a qualidade do atendimento. Com as melhorias, poderemos oferecer um atendimento mais ágil e eficiente para casos de média e alta complexidade”, ressalta Bonilha.
No pronto-socorro, os pacientes são acomodados em espaços denominados "pontos de cuidado", onde recebem o parecer clínico no menor tempo possível, sendo o prazo máximo 24 horas, conforme esclarece o diretor técnico, Dr. William Lemos.
"Contamos com seis pontos de cuidado na Unidade de Decisão Clínica (UDC) da área crítica e sete pontos na Unidade de Decisão Clínica (UDC) da área não crítica. Essa quantidade será mantida, e a reforma tem como propósito a melhoria da infraestrutura", conclui o diretor técnico.
A campanha também evidencia os desafios enfrentados pela superlotação e a escassez de insumos. Durante o evento de lançamento, médicos e representantes da instituição apresentarão um panorama da situação atual. Para facilitar a participação da população, será disponibilizado um QR Code exclusivo para doações, além da chave Pix oficial [email protected].
Serviço:
Lançamento da Campanha “Juntos Pela Vida – Sua Contribuição Salva”
Horário: 9h
Local: Auditório da Santa Casa (Rua Eduardo Santos Pereira, nº 88)
Pix para doações: [email protected]