Logo

Profissionais e acadêmicos participam da XI Jornada Médica da Santa Casa

Capacitações

Profissionais e acadêmicos participam da XI Jornada Médica da Santa Casa

A programação se estende até amanhã (28), no auditório “Carroceiro Zé Bonito”. Publicado em 27/10/2017

Começou na manhã desta sexta-feira (27), a XI Jornada Médica com o tema “Abordagem clínica como norteador de decisões”. O evento é organizado pela Fundação Centro de Estudos da Santa Casa de Campo Grande, “Dr. William Maksoud” e voltado para profissionais e acadêmicos da área da saúde. A programação se estende até amanhã (28), no auditório “Carroceiro Zé Bonito”.

 

A primeira palestra do dia foi aberta com o médico, Dr. Davi Calixto, com o tema “Clínica do stress nas fraturas cirúrgicas ortopédicas”. Em seguida, o médico e chefe de serviço da ortopedia e traumatologia, Dr. Marcelo Quarteiro, falou sobre a “Avaliação pré-operatória nas fraturas ortopédicas”. Após, o médico psiquiatra, Dr. Beverly Martinez, palestrou sobre o “Delírium como complicação nas fraturas cirúrgicas e não cirúrgicas ortopédicas”, tendo como mediador o médico ortopedista, Dr. Aurélio Ferreira.

 

Em seguida, o médico, Dr. Luiz Alberto Ovando, mediou os temas abordados em relação propedêutica no pronto-socorro falando sobre “Sequência na abordagem da dor torácica” e “Fraqueza e tontura, o que fazer?”. O médico, Dr. Henrique Brito, abordou aos presentes sobre a “Dispneia como sintoma guia”. Para encerrar o ciclo de palestras no período da manhã, o médico neurologista clínico, Dr. Lucas Moura, falou sobre o tema “O que levanta a suspeita de eventos encefálicos?”.

 

O médico clínico e cardiologista da Santa Casa, Dr. Luiz Alberto Ovando, em sua palestra fez questão de ressaltar para a importância da atualização profissional, principalmente, para aqueles que ainda estão cursando medicina. “Participar de um ciclo de palestras como este é se dispor ao conhecimento nobre dos assuntos atuais e que acontecem cotidianamente nos hospitais. Tenho certeza que todos sairão satisfeitos do evento”, comenta o médico.    

 

No período da tarde a programação seguiu com uma mesa redonda mediada pelo médico, Dr. Heitor Soares de Souza sobre o “Abdômen agudo, qual a melhor forma de diagnosticar?” e “Eficiência da abordagem crítica e decisão de intervir”. Na sequência, o médico, Dr. Juliano Grubert, falou sobre o tema “Preocupação clínica e laboral antes da cirurgia “. Em seguida o médico, Dr. Thiago Nunes, palestrou sobre “Qual o lugar da investigação por imagem no diagnóstico do abdômen agudo?”. Encerrando o ciclo de palestras no período vespertino, o médico, Dr. Ronald Reverdito, ministrou sobre “Complicações pós-operatórias no abdômen agudo”.

 

O primeiro dia do evento segue no período noturno com uma aula magna que abordará o tema “Na era da tecnologia e da imagem, está na hora de aposentar o estetoscópio”, ministrada pelo médico, Dr. Nasser Sarkis Simão, de Brasília. O médico é formado pela Universidade de Brasília, com especialização em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia Euryclides de Jesus Zerbini, Hospital São Joaquim da Real e Benemérita Sociedade Portuguesa de Beneficiência - SP. Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

A programação da XI Jornada Médica se estende até amanhã com temas relacionados à “Insuficiência renal crônica e repercussões cardiovasculares” e “Fibrilação atrial e arritmias ventriculares no nefropata crônico, como abordar?”, mediada pela médica, Dra. Roberta Frete Miranda. Em seguida, o médico, Dr. Rodrigo Grilo, abordará sobre “Adaptações cardiovasculares no renal crônico - Renal crônico não dialítico – Beneficia-se ou não com I-ECA?”. Dando continuidade, o médico, Dr. Vinícius Ennes, falará sobre “Morte súbita no renal – É possível?”. Em seguida serão avaliados os trabalhos inscritos na Fundação Centro de Estudos.

 

Às 10h, a Dra. Érica Abel, coordenará os temas “Diabetes e cirurgia” e “Como otimizar a glicemia no pós-operatório e seu benefício”. Na sequência, o Dr. Márcio Eduardo Pereira, falará sobre “Qual a preocupação do cirurgião?”. E, seguida, será a vez da médica, Dra. Luana Virginia Zerbinati, falar sobre “Cirurgias eletivas complicam mais no diabéticos?”. Para encerrar a XI Jornada Médica, a médica, Dra.  Vania Esteves, abordará o tema “Maiores preocupações do cirurgião nas cirurgias de emergência no diabético”.

Galeria

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais

Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados © 2025

Ao utilizar os serviços do nosso portal o usuário confirma que leu, compreendeu e concorda com os termos da políticas de privacidade.