No fim da tarde desta sexta-feira (16), em comemoração aos 102 anos da Santa Casa de Campo Grande, celebrado neste sábado (17), o prédio da Unidade de Trauma e o Prédio Administrativo do hospital receberam o nome de Bernardo Franco Baís e Eduardo dos Santos Pereira, respectivamente, por serem um dos responsáveis pela fundação da ABCG-Santa Casa. Estavam presentes toda a diretoria executiva, membros do conselho de administração e fiscal, associados, familiares dos homenageados e demais funcionários do hospital.
A primeira homenagem foi na Unidade de Trauma onde a bisneta de Bernardo Franco Baís, Thaís Barbosa Martins, deixou sua mensagem. “Em meu nome e dos bisnetos que aqui vieram, receba, vovô Baís, o nosso muito obrigado e a nossa homenagem. Agradeço o convite de estar presente aqui hoje e quero afirmar que a Santa Casa pode sempre contar comigo”. Após sua fala, Maria Bernadete Borges Bueno Neto, esposa do presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, entregou uma singela homenagem a convidada.
Em seguida, em nome do conselho de administração, o presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, fez o uso da palavra. “É com muita alegria que a diretoria da Santa Casa recebe essa família para uma singela homenagem. Estamos homenageando aquelas personalidades que no início da nossa cidade tiveram a ideia de implantar aquilo que hoje todos nós utilizamos, reverenciamos e sabemos da sua utilidade para toda população. Temos muito agradecimento a memória de Bernardo Franco Baís por ter, juntamente com seus companheiros de então, nos deixado este grande patrimônio que nós estamos tentando, na medida do possível, mantê-lo a ampliá-lo. Hoje, seguramente a nossa Santa Casa é o porto seguro para nossa população quando demanda saúde, internação, cirurgia e o acolhimento humano”, disse.
Na sequência, os presentes se deslocaram até o Prédio Administrativo que recebeu o nome de Eduardo dos Santos Pereira. Na ocasião, o bisneto do homenageado, Carlos Henrique Pereira, falou em nome da família. “Hoje só quero ressaltar as nossas palavras de gratidão a toda diretoria da Santa Casa. Muito obrigado. Nós temos que saber de onde a gente vem e quando se resgata o nome de uma pessoa que se dedicou tanto a Campo Grade em um edifício brilhantemente concebido e executado que vai ajudar e auxiliar na administração dessa casa, a nossa família inteira só pode dizer a vocês, muito obrigado”, agradeceu. Após, a senhora Blanche recebeu uma singela homenagem de Maria Bernadete Borges Bueno Neto.
Finalizando a solenidade, Esacheu Nascimento, deixou sua mensagem aos familiares. “É uma alegria imensa receber a família Santos Pereira aqui para que possamos juntos registrar o nome dessa edificação integralmente construída nesta gestão. Nós estamos aqui para homenagear e celebrar a vida de Eduardo dos Santos Pereira, mas também dos seus familiares que aqui se encontram. Nós queremos continuar com a presença de vocês aqui na nossa Santa Casa nos ajudando, sugerindo e peço que motivem a nossa população para continuar construindo conosco a linda história da Santa Casa de Campo Grande”.
Bernardo Franco Baís, foi um dos fundadores da ABCG-Santa Casa e primeiro vice-presidente. Assumiu a presidência, em virtude da renúncia do então presidente, Dr. Eusébio Teixeira, militar que foi transferido. Em 20 de janeiro de 1920, Baís compra por dez contos de réis e escritura em nome da SBCG a área onde hoje se encontra o complexo hospitalar Santa Casa. Eduardo dos Santos Pereira também foi um dos fundadores da instituição, terceiro presidente, em cuja administração foi inaugurado o primeiro conjunto arquitetônico (projeto do arquiteto Camilo Boni) onde hoje se encontra o complexo hospitalar da Santa Casa.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2025