Na quinta-feira, dia 1º de maio, a Santa Casa de Campo Grande irá transmitir ao vivo, a primeira cirurgia para tratamento de doença no arco aórtico realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento será exibido durante o Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE), que acontece entre os dias 1º e 3 de maio em São Paulo.
De alta complexidade e minimamente invasivo, o procedimento marca um pioneirismo na região Centro-Oeste e será conduzido pelos médicos vasculares, Dr. Mauri Comparin e Dr. Marcos Rogério Covre, responsável pelo serviço de cirurgia vascular do hospital.
Segundo o especialista, a cirurgia será realizada pelo grupo Angiocentro, que reúne médicos vasculares responsáveis pelo serviço de cirurgia vascular da Santa Casa.
“O diferencial desse tipo de procedimento é o acesso pela virilha, sem a necessidade de abrir o peito do paciente. Tudo é feito de forma minimamente invasiva”, explica Dr. Marcos Rogério.
O médico também destaca que, enquanto em outras instituições esse tipo de cirurgia é frequentemente judicializado, na Santa Casa o procedimento é realizado normalmente pelo SUS, graças a um sistema eficiente de codificação e adequação dos pacientes aos protocolos existentes.
Em abril, o grupo Angiocentro já havia realizado um feito histórico ao executar, na Santa Casa, a primeira cirurgia de correção de arco aórtico no mundo com o implante de uma endoprótese com quatro ramos.
O Congresso Internacional de Cirurgia Endovascular (CICE) é considerado o maior evento da América Latina no setor e reúne médicos renomados de diversas partes do mundo. As transmissões ao vivo de procedimentos inovadores acontecem em diferentes países, consolidando o congresso como um polo de referência para avanços na cirurgia vascular e endovascular.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2025
Ao utilizar os serviços do nosso portal o usuário confirma que leu, compreendeu e concorda com os termos da políticas de privacidade.