Logo

Santa Casa inicia novo serviço de oftalmologia com equipamentos modernos

Cotidiano

Santa Casa inicia novo serviço de oftalmologia com equipamentos modernos

A reestruturação é uma das iniciativas da diretoria corporativa da Santa Casa juntamente com a superintendência da Gestão Médico-hospitalar. Publicado em 08/07/2020

A partir deste mês de julho, os pacientes que precisarem de atendimento oftalmológico na Santa Casa de Campo Grande, sejam eles do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da linha privada, contarão com um novo serviço. A proposta dos profissionais da área é trazer mais modernidade e tecnologia associadas à boa prática da medicina e, além disto, contribuir na formação dos residentes através da preceptoria dos médicos da especialidade.

 

Com mais de vinte profissionais envolvidos no projeto, a proposta é trazer outros equipamentos que aumentem a resolutividade para continuar prestando a melhor assistência à população com a mais alta tecnologia da área como: Pentacam, tomógrafo de segmento anterior do olho; Tomografia de Coerência Óptica (OCT), ajuda a detectar condições oculares de forma precoce, como por exemplo a degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e glaucoma; e o Retinógrafo, exame que revela a estrutura do fundo do olho (retina, nervo óptico, mácula e vasos), captando imagens de alta resolução e outros.

 

À frente do serviço de Oftalmologia no hospital, Dr. Álvaro Haverroth Hilgert, explica que todo o investimento é para alavancar a capacidade dos atendimentos que antes eram oferecidos, com a mesma atenção, mas agora com a utilização de aparelhos que ajudarão no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas à visão. “A oftalmologia é uma especialidade armada e depende de muitos recursos tecnológicos e nessa nova etapa que se inicia na Santa Casa, voltaremos a oferecer o que existe de mais moderno em relação ao diagnóstico e tratamento das doenças oculares à população Campo-grandense e de todo o Estado. A grande maioria do corpo clínico está entusiasmada com o projeto que tem o compromisso de prestar o melhor serviço oftalmológico associado ao ensino e pesquisa de alto Nobel junto a residência médica do hospital”, comentou o médico.

 

A reestruturação do serviço é uma das diversas iniciativas da diretoria corporativa da Santa Casa juntamente com a superintendência da Gestão Médico-hospitalar, que está implantando a linha de cuidado especializado nos atendimentos que são referência na instituição. Assim, o Serviço de Oftalmologia entrará em outro patamar com a participação de profissionais especializados em transplantes de córneas, procedimentos cirúrgicos inovadores e com a utilização de novas técnicas, dentre outros cases.

 

O novo contrato ainda prevê a continuidade do cumprimento das metas contratualizadas com o poder público, a realização de mais serviços que possam alavancar os atendimentos na urgência e emergência, e também fortalecer o ambulatório da especialidade, aumentando o número de cirurgias eletivas, incluindo o transplante de córneas, o que deve contribuir para a redução da fila de espera pelos procedimentos, conforme explicou o coordenador do setor de Custos da Santa Casa, Bruno Capobianco.

 

“A mudança trará inúmeros benefícios à instituição e aos pacientes, dentre eles a tecnologia de ponta que fará um diagnóstico mais preciso das doenças e com a indicação da melhor conduta. A ideia também é o fortalecimento completo do serviço. Além disso, contaremos com o suporte do instituto que é referência no Estado em atendimento oftalmológico. Assim, dentro de um curto espaço de tempo, conquistaremos mais habilitações”, destacou Bruno.

 

Com o compromisso de ampliação do novo serviço e contando com a participação de dezenas de colegas da área, Dr. Alvaro Hilgert revelou que pretende retribuir todo o apoio já recebido na Santa Casa, onde entrou para o corpo clínico em 1990. O especialista, que também é preceptor da residência em oftalmologia desde 1997, quer continuar contribuindo com a formação de novos médicos.

 

“Me sinto um devedor da Santa Casa, desde o meu início na profissão sempre tive o apoio da direção.  Depois, já em atuação na área, o hospital me ajudou na projeção do meu trabalho. Então, hoje, o fato de assumir esse desafio é por duas principais motivações: colocar a residência da especialidade em outro nível e de devolver e retribuir ao hospital aquilo que eu recebi ao longo dos anos”, finalizou Dr. Hilgert.

 

 

 

Novos exames

OCT: Tomografia de Coerência Óptica tem a função de analisar detalhes anatômicos da retina e do nervo óptico, como glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular.

Pentacam: Tomografia da córnea ou de segmento anterior do olho para proporcionar um mapeamento completo da córnea, como curvatura, espessura e elevações, medição da profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano. Indicado para pacientes candidatos à cirurgia refrativa, de catarata, avaliação do cristalino, glaucoma, córnea, ceratocone e qualquer alteração que acometa a parte anterior do olho.

Retinografia:  Fotografias em alta resolução para registrar o fundo do olho (retina, nervo óptico, mácula, vasos). Indicado para acompanhamento de doenças vitreorretinianas, glaucoma e doenças do nervo óptico.

 

 

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 8/7/2020

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais
Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceita o uso de cookies?