Na última sexta-feira (6), a Santa Casa de Campo Grande inaugurou a UCINCa (Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru), uma enfermaria exclusiva com quatro novos leitos para a prática do Método Canguru, que é a assistência neonatal humanizada que consiste em manter o contato pele a pele precoce entre a mãe e o bebê prematuro e de baixo peso.
A UCINCa é destinada para o acolhimento humanizado às mães e familiares dos recém-nascidos prematuros, através da supervisão e orientação dos profissionais de saúde da linha materno infantil do hospital. O ambiente é diferenciado, com melhores acomodações para ambos, proporcionando conforto para as mães tirarem todas as dúvidas durante sua estadia, ajudando a dar mais segurança e confiança para cuidar do seu bebê em casa.
De acordo com a pediatra coordenadora técnica do serviço de pediatria da Santa Casa, Liborina Tereza Rosa Pires Souza, a equipe responsável pelo atendimento durante a permanência no alojamento “Mãe-Canguru” é multidisciplinar, constituído por: neonatologista, obstetra, pediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social. “A equipe multiprofissional contribuirá para o sucesso do método ao cuidar da criança e de sua família sob aspectos biopsicossociais, a partir de uma assistência pautada no envolvimento, na dedicação e na humanização do cuidado, promovendo assim uma aproximação maior entre a família e o recém-nascido”, explica a médica.
A prática do “Método Canguru” já é incentivada em outras enfermarias da maternidade da Santa Casa e tem como vantagens o maior vínculo mãe-filho, estimula o aleitamento materno, contribui para a redução do risco de infecção hospitalar, reduz o estresse e a dor dos recém-nascidos de baixo peso, propiciando melhor relacionamento da família com a equipe de saúde, possibilita maior competência e confiança dos pais no manuseio do seu filho, inclusive após a alta hospitalar.
Segundo a enfermeira chefe da linha materno infantil da Santa Casa, Viviane Cardoso, o “Método Canguru” tranquiliza o bebê, pois ele sente a frequência do coração da mãe, temperatura, cheiro e voz, se sentindo dentro da barriga da mãe. “Com esse simples posicionamento o bebê se sente seguro e protegido, ajudando no seu desenvolvimento”, explicou a enfermeira.
O bebê de Emanuelle Rodrigues Queiroz nasceu prematuro e já recebeu alta da UNCINCo (Unidade de Cuidados Intermediários Neotanal Convencional) para ser transferido para a UCINCa. “Estou ansiosa para ir para a nova enfermaria, lá vou poder alimentar meu bebê sozinha, vou me acomodar melhor e vou aprender a realizar o “Método Canguru”, realizando o contato pele a pele com a minha filha”, contou a mãe.
A consultora da área da criança do Ministério da Saúde, Fátima Scarcelli, participou da inauguração e acredita que o hospital está disponibilizando a nova enfermaria para uma maior rotatividade nos leitos de cuidados neonatal, além de trazer o grande benefício para as mães e seus bebês. “As mães vão poder dormir melhor, ter o acompanhamento com psicólogo, pois ela tem um bebê pequeno e que precisa de todo o cuidado e assistência 24 horas por dia”, ressalta Fátima.