A Santa Casa de Campo Grande e a Comissão de Residência Médica (Coreme), formou na noite da última sexta-feira (24), 38 novos médicos especialistas em 12 programas de residência médica e em cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais do hospital. A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu no Murano Buffet com a organização da gerente de eventos da instituição, Cátia Almeida e cerimonial conduzido por Solange Barbosa.
A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo presidente da instituição, Dr. Esacheu Nascimento, pelo coordenador da Coreme, Dr. Maurício de Barros Jafar, o diretor da Escola de Saúde Santa Casa, professor Ivan Araújo Brandão e a presidente do Conselho Regional de Odontologia, Dra. Silvânia da Silva Silvestre Cabral.
Dr. Caio Alexandre Zanoni, da especialidade em pediatria, falou em nome dos formandos. “Esta é uma noite histórica e certamente marcante em nossas vidas, pois aqui encerramos mais uma etapa de nossas carreiras. Agradecemos aos nossos preceptores que são realmente nossos mestres e que nos guiaram e conduziram pelo conhecimento, habilidade e humanidade. Hoje somos médicos especialistas e levamos a experiência e os ensinamentos de cada um de vocês. Façamos votos de que continuem firmes na arte de ensinar. Agradecemos ainda a todos os funcionários da Santa Casa que fizeram parte da nossa rotina e o nosso mais profundo e sincero agradecimento vai para todos aqueles pacientes e famílias que passaram em nossas mãos. Parabéns a nós, formandos da Santa Casa turma 2020”, agradeceu.
Representando a especialidade de cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais, Dr. Vitor Bruno Teslenco, falou em nomes dos colegas. “Gostaríamos de agradecer a todos da Santa Casa, aqui representada pelo presidente, Dr. Esacheu Nascimento, por ter nos proporcionado a oportunidade de contribuir com a nossa formação. Gostaríamos de agradecer, também, pelo auxílio durante nossa formação, a Escola de Saúde Santa Casa e toda equipe do Núcleo de Apoio as Residências, aos nossos familiares, aos preceptores que nunca mediram esforços para nos guiar e instruir e, finalmente, agradecer todos os colegas de residência por todo companheirismo nesses anos”, falou.
Em agradecimento aos preceptores, as residentes formandas em oftalmologia, Dra. Polliana Alvarenga Rodrigues e Dra. Priscila Godoy Franco Freitas Todescato homenagearam as preceptoras, Dra. Camila Karim Nakase Yamasato e Dra. Talita Richards de Andrade com uma placa com os seguintes dizeres: “Agradecemos os ensinamentos prestados com dedicação, deixando esta lembrança como gesto simbólico de seus feitos”.
A residente em clínica médica, Dra. Alyne Jatobá Simões, fez sua homenagem em nome dos colegas. “Nessa noite que estamos comemorando a formação de novos especialistas, gostaríamos de homenagear um dos idealizadores dessa missão de formar médicos especialistas nas mais diversas áreas dentro da Santa Casa e que por muitos anos atuou junto ao Coreme, Dr. Luiz Alberto Ovando. Nós, da clínica médica, queremos agradecer seu papel como preceptor/mestre. Durante anos de especialização, sempre nos lembrou da importância do nosso papel como clínicos. Que para a realização do diagnóstico correto, é imprescindível a realização de uma boa história clínica e um exame físico bem executado, sem contar o domínio da semiologia. E que num momento da medicina, que dispomos de tantos exames complementares, não demos nos esquecer que a clínica é soberana. Que as discussões clínicas beira leito, a observação minuciosa da evolução clínica dos pacientes é fundamental para uma boa condução do caso. Diante disso, vimos nosso crescimento e desenvolvimento e sem dúvidas nos tornamos melhores profissionais. Logo, só nos resta agradecer pela sua dedicação ao longo desses anos e a responsabilidade de transmitir aos novos colegas em formação o que tivemos o privilégio de aprender durante nosso período de residência médica. Nosso muito obrigado”, disse. Em virtude de compromissos inadiáveis, Dr. Luiz Ovando enviou um vídeo agradecendo a homenagem recebida.
O diretor da Escola de Saúde Santa Casa, professor Ivan Araújo Brandão, deixou sua mensagem. “Toda nossa gratidão aos preceptores, coordenadores, professores que não mediram esforços para ensinar, para transmitir conhecimentos e ajudar na formação dos novos especialistas. A Escola de Saúde Santa Casa assumiu desde o ano passado a coordenação deste programa e está empenhada em proporcionar a população de Campo Grande ainda mais conhecimento. Estamos com nosso processo no Conselho Estadual de Educação, solicitando autorização para o curso técnico em enfermagem, mas queremos ir além. Já estamos trabalhando na preparação de novos cursos superiores como enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia e medicina. Queremos que a Santa Casa seja um Hospital de Ensino. Desejo a todos que exerçam com competência essa nobre profissão”.
Em seguida, o coordenador da Coreme, Dr. Maurício de Barros Jafar, se pronunciou. “Hoje termina um período muito difícil, de horas e horas de trabalho, dedicação, estudo, desafio, bronca, mas no final tudo vale a pena, pois sabemos que hoje vocês estão muito melhores do que quando entraram, melhores como médicos e como pessoa. Isso é o que mais nos gratifica como preceptores, essa visualização e a certeza dessa evolução. Desejo que vocês tenham o compromisso com a ética e sempre estejam em constante aprendizado para que consigam construir uma carreira sólida. Que todos tenham muito sucesso”, disse.
Encerrando a solenidade, o presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, proferiu seu discurso. “Quero dizer que, ao lado da diretoria, nós trabalhamos dia-a-dia para deixar a Santa Casa um pouco melhor do que de quando a recebemos há quatro anos. Todo nosso esforço tem sido não só para deixar o hospital bonito, mas também, com foco na humanização, conhecimento e transmissão da ética como cada preceptor fez ao lado de vocês. Esse esforço em conseguirmos transformar a Santa Casa em um Hospital de Ensino é uma contribuição não somente para aqueles que estão dentro da Santa Casa, mas para toda a sociedade. Para nós é uma honra muito grande ter contribuído na especialização de cada um. Parabéns a todos e que tenham sucesso em suas carreiras”, finalizou.
A entrega dos diplomas foi realizada pelos supervisores de cada residência. Veja a relação dos diplomados.
Anestesiologia
Supervisor: Dr. Alexandre Xavier Ferreira
Dra. Agne Chiquin Bochi Brites
Dr. Edwin Baur Junior
Dra. Francelly Gomes Souza Bites de Lima
Dr. Yuri de Paiva Hoffmann
Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular
Supervisor: Dr. Maurício de Barros Jafar
Dr. Guilherme Gobbi Neto
Cirurgia Geral
Supervisor: Dr. Railson Valero Lucín
Dra. Amanda Lima Siqueira
Dra. Caren Julia Solano
Dr. Dermival Caldeira da Silva Junior
Dra. Giovanna da Cunha Castro Lopes
Dr. Kim Soares Marinho
Dr. Rodolfo Rodrigues Toniasso
Dra. Roberta Sila de Paola
Dra. Thais Lemos da Costa Dias
Cirurgia Plástica
Supervisor: Dr. Kleder Gomes de Almeida
Dr. Gregori de Paula
Dr. Marco Antonio Costa Bosio
Cirurgia Vascular
Supervisor: Dr. Maurício de Barros Jafar
Dra. Franciele Tibola
Clínica Médica
Supervisor: Dr. Marcos Antonio Marques
Dra. Alyne Jatoba Simões
Dr. André Giovenazzio Buba
Dr. André Moreira Mahmoud
Dra. Fernanda Romeiro Miranda
Dr. Pedro Paulo Ferreira Gonçalves Romano
Dr. Waires Jaime Zeviani
Dr. Willian Beal
Neurocirurgia
Supervisor: Dr. Kleber Soline Monteiro Vargas
Dr. Matheus Merula de Almeida
Obstetrícia e Ginecologia
Supervisor: Dra. Márcia Zeferino Chaves
Dra. Bruna Vitoria Pinto de Souza
Dra. Patrícia Cota Ferri
Dra. Tatiana Barbosa Barros
Oftalmologia
Supervisor: Dr. Maurício Massanori Sakai
Dra. Polliana Alvarenga Rodrigues
Dra. Priscila Godoy Franco Freitas Todescato
Pediatria
Supervisor: Dra. Patrícia Otto Mata de Matos
Dra. Adélia Rezende Lopes
Dra. Camila Costa Neto
Dr. Caio Alexandre Zanoni
Dra. Igraine Helena Scholz Osorio
Dra. Iris Katerine Zanábria Ramirez
Dra. Jaqueline Medeiros Chaia
Urologia
Supervisor: Dr. Thiago Frainer Gonçalves
Dr. Antonio Carlos de Abreu Deotti Filho
Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais
Supervisor: Dr. Ewerton Floriano Pancini, representando o Dr. Hebert de Abreu Cavalcanti
Dr. Maylson Alves Nogueira Barros
Dr. Vitor Bruno Teslenco
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande
27/01/2020