Na última segunda (23) e terça-feira (24) a Escola de Saúde Santa Casa por meio do Núcleo de Educação Profissional (NEP), responsável pela parte de educação permanente dos profissionais, realizou mais uma ação de qualificação com o treinamento específico para a equipe de fisioterapia do hospital sobre "Posicionamento em Pronação”. O objetivo da capacitação foi proporcionar planejamento e execução das atividades nas alas de terapia intensiva.
O posicionamento em pronação é uma manobra amplamente utilizada em pacientes com complicações pulmonares graves em tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A posição prona tem sido uma das técnicas mais adotadas para o tratamento de pacientes em ventilação mecânica e o combate da hipoxemia (insuficiência de oxigênio no sangue) em paciente com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA). A utilização desta técnica possui evidências científicas da melhora significativa nos pacientes.
O método consiste em posicionar “ventralmente”, posição popularmente conhecida como “deitar de bruços”, o paciente sobre o leito. No âmbito hospitalar, a técnica exige uma série de normas para sua realização que, além de ser criteriosa, precisa-se de avaliação e discussão em equipe a fim de enquadrar-se nas indicações para utilização da mesma. Esse treinamento de extrema importância para os profissionais que atendem diariamente pacientes graves nas UTIs e evitando assim, ocorrência de acidentes como no caso de perda de dispositivos ou lesão.
A posição prona deve ser, impreterivelmente, realizada nas primeiras 48h em que o paciente estiver sob ventilação mecânica (suporte oferecido ao paciente que não consegue respirar espontaneamente por vias normais) sendo que, no período de 16h a 20h, deverá alternar a cada duas horas na posição dos braços e da cabeça (posição do nadador). Durante o método os pacientes são constantemente avaliados para identificar se estão sendo beneficiados pela técnica.
O treinamento foi conduzido pela fisioterapeuta intensivista Maryelle Desiree, com a apoio e coordenação da Escola de Saúde da Santa Casa que tem investido em ações de educação permanente e contribuindo na melhoria da qualidade da assistência prestada aos profissionais da instituição. O Núcleo de Educação Profissional possui uma programação anual de capacitações que contemplam mais de 260 ações para os mais diversos setores do hospital.
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande
26/3/2020