O câncer de próstata é o segundo maior fator que acometem homens à tratamentos clínicos ou cirúrgicos no país, sendo que, na Santa Casa de Campo Grande já foram atendidos, de janeiro a outubro deste ano, 785 pacientes, uma média de 78 atendimentos por mês de homens que são recebidos pela equipe do serviço de Oncologia do hospital.
Para que haja uma grande chance de cura, se diagnosticado precocemente, é indicado o rastreamento de possíveis tumores a partir dos 50 anos, e se houver histórico familiar 45. Dificilmente são detectados tumores antes dos 50 anos de idade, representando cerca de 2% das confirmações, e nos casos de homens com idade acima de 65 anos a incidência cresce em torno de 63%, com ápice da média de incidência ocorrendo aos 68 anos. “A idade e o histórico familiar da doença são dois grandes fatores que podem afetar no desenvolvimento da doença. Além disto, fatores hormonais e ambientais, dietas ricas em gorduras, sedentarismos e excesso de peso também podem causar
à doença”, comenta o médico urologista, Dr. Guilherme Salati Stangarlin.
A intervenção cirúrgica nos casos de câncer de próstata acontecem após a tentativa de outros tratamentos como o uso de fármacos (remédios), quimioterapia e radioterapia. Dependendo do estágio da doença e a idade do paciente é indicado o procedimento cirúrgico que também está relacionado ao nível de comprometimento da doença. De janeiro a outubro deste ano foram realizados 31 procedimentos cirúrgicos em pacientes diagnosticados com câncer de próstata.
A vigilância ativa é muito importante, por isso, o início do rastreamento deve acontecer na idade indicada, principalmente, quando o homem se encaixar em algum fator de risco. “Todo tratamento preventivo é muito importante, quanto mais cedo for feito o diagnóstico mais fácil é o tratamento e com maiores chances de cura. Na maioria dos casos obtém-se a cura apenas com os tratamentos conservadores, mas isso ocorre apenas com o diagnóstico precoce”, comenta o médico.
Novembro Azul
Atualmente, campanhas voltadas à saúde do homem estão se tornando cada vez frequentes no cotidiano da sociedade com intuito de informar melhor sobre os cuidados e a prevenção das doenças do homem. O mês de novembro é intitulado como “Azul”, para chamar a atenção do público masculino à importância do rastreamento precoce de possíveis tumores na próstata.
No próximo dia 25 de novembro a Santa Casa de Campo Grande realizará um grande evento em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul intitulado como “Dia Rosa e Azul”, com o objetivo de oferecer ao público orientações da importância do diagnóstico precoce por meio dos exames periódicos e preventivos. Os meses reforçam a importância da prevenção ao câncer próstata, de mama, e colo de útero. Na ocasião estarão disponíveis serviços e shows para toda a comunidade.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2025