A última reunião de acompanhamento da obra da Unidade de Trauma, realizada na manhã de hoje (6), foi acompanhada por representantes do Ministério Público Federal e Estadual, além de representantes dos demais componentes do comitê. A reunião ocorre a cada três meses com o objetivo de acompanhar o andamento da obra e dar ciência aos órgãos fiscalizadores de como se encontra a construção. Participaram da comissão de acompanhamento representantes da Santa Casa de Campo Grande, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Ministério da Saúde (MS), além dos representantes dos Ministérios Públicos.
Na ocasião foi apresentada a condição atual da construção e o andamento burocrático das etapas a serem enfrentadas antes da Unidade entrar em atividade. Técnicos da Santa Casa atualizaram os demais sobre a manutenção do cronograma que prevê a finalização da etapa de construção civil atestada pela Construtora Poligonal, responsável pela execução.
Sobre a aquisição de equipamentos, os técnicos apresentaram as planilhas demonstrativas relatando que já foram adquiridos R$ 4.595.785,57 e informaram sobre o trâmite do restante junto ao Ministério da Saúde. O presidente da instituição relatou que acompanha pessoalmente, em Brasília, o progresso do projeto e que uma das análises já foram realizadas pelo Ministério e que a segunda deve ocorrer em breve.
O presidente explicou, também, que as alterações exigidas pela CVISA estão sendo realizadas. Outro ponto discutido foi sobre o custeio da Unidade que é bastante alto e deve ser realizado pelo Sistema Único de Saúde. Para este a Santa Casa está realizando um plano operativo que contemple a nova realidade e que será apresentado aos entes federados com os valores necessários.
Visita à obra e à lavanderia
Após a reunião todos se dirigiram à obra, onde o engenheiro Jairo Ribeiro apresentou o andamento de cada segmento. A visita começou pela parte superior do prédio e desceu até o térreo passando por enfermarias, centro cirúrgico, centro de terapia intensiva e demais dependências.
Ao término da visita à obra o presidente da Santa Casa levou os representantes dos MPs até a lavanderia do hospital para que vissem as novas máquinas que foram instaladas recentemente. Como a nova Unidade demandará por mais serviço da lavanderia, que trabalhava em capacidade máxima, novas máquinas de grande porte precisaram ser instaladas. A lavanderia lava, seca, passa e embala cerca de 4.900 quilos de roupas diariamente, e esta quantidade aumentará significativamente com a entrada em atividade da Unidade do Trauma.