Logo

Maternidade da Santa Casa é batizada com o nome de Nilda Coelho

Cotidiano

Maternidade da Santa Casa é batizada com o nome de Nilda Coelho

Homenagem a uma mulher reconhecida por seus inestimáveis serviços prestados à comunidade, exemplo de vida dedicação às crianças carentes e sinônimo de integridade e competência. Publicado em 01/11/2018

Na manhã desta quinta-feira (1), a maternidade da Santa Casa de Campo Grande recebeu o nome de “Nilda de Almeida Coelho”, homenagem a uma mulher reconhecida por seus inestimáveis serviços prestados à comunidade, exemplo de vida dedicação às crianças carentes e sinônimo de integridade e competência. Familiares, amigos, funcionários e diretoria do hospital participaram da cerimônia de descerramento de placa. 

 

O presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, falou em nome do conselho de administração para homenagear os familiares de Nilda presentes. “É com muita alegria que reunimos aqui familiares e amigos para prestar esta justa homenagem à dona Nilda. É um momento de muita satisfação e gratidão a esta personagem. Nós somos gratos a toda família que aqui está presente e que tem dado sua contribuição ao hospital”, disse.

 

A sobrinha de dona Nilda e Lúdio Coelho, Ângela Coelho da Costa, também prestou homenagem à tia. “Estou muito emocionada com esta homenagem. A tia Nilda dedicou grande parte de sua vida à área social. Ela acreditava muito nas crianças por elas serem o futuro da nossa pátria. Agradeço muito esta homenagem merecida”, agradeceu.

 

O coordenador da linha de cuidados materno-infantil da Santa Casa, Dr. Walter Peres, também manifestou algumas palavras. “Em nome da equipe assistencial, queria agradecer e dizer que para a gente é uma honra ter a nossa maternidade com o nome de uma pessoa que foi tão importante para as crianças. Nossa maternidade é referência em atendimento de gestação de alto risco em Mato Grosso do Sul e realizamos centenas de partos todos os meses. Também somos referência no atendimento em todos os níveis de complexidade, tanto das mães, quanto dos bebês. Estamos muito honrados em recebermos este nome no nosso local de trabalho” disse o médico.

 

A placa que denomina o local de “Maternidade Nilda de Almeida Coelho” foi descerrada pelas sobrinhas da homenageada, Ângela Coelho da Costa e Mônica Almeida Rocca, pela cunhada, Cíntia Folley Coelho, pelo presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, pela vice-presidente, Gracita Barbosa, pelo diretor-secretário, Arly Serra, pelo diretor de finanças, Marcos Alceu Villalba e pelo diretor-secretário adjunto, Dr. Alcides dos Santos.

 

Nilda de Almeida Coelho nasceu no dia 02 de junho de 1926 em Uberaba - Minas Gerais. Ainda criança mudou-se de Veríssimo, em Minas Gerais, para Campo Grande junto com os pais, Brasilina e Edmundo de Almeida. Era casada com Lúdio Martins Coelho. Sua história sempre esteve ligada aos cuidados com as crianças carentes.

 

Em 1973, quando tantos pais tinham dificuldade em dar boas condições de desenvolvimento a seus filhos, criou a creche Lar Nossa Senhora Aparecida, fruto do seu esforço pessoal e da colaboração de sua cunhada, Lourdes Coelho Costa. Para arrecadar fundos envolviam-se pessoalmente e incentivavam amigos e pessoas da família a partilharem de si para atender a quem necessitava. A creche atendia em média 130 crianças com até seis anos, em período integral.

 

Em 1985, construiu seu segundo projeto, o Lar do Ludinho, em homenagem ao seu único filho falecido em 1976. O local atendia crianças de até quatorze anos de idade, em período em que não estavam na escola. Esta unidade atendia em torno de 120 crianças e, em 2010, Nilda doou o lar do Ludinho, ao salesianos para que continuassem a sua obra.

 

Enquanto primeira dama de Campo Grande, desenvolveu a Patrulha Mirim, que encaminhava jovens a trilharem bons e construtivos caminhos, tanto na estruturação de suas famílias como em suas formações profissionais.

 

Quando esteve à frente do Pronav, deu grande impulso as obras sociais, destacando-se programas como Mãe Crecheira, Meninos em Ação, S.O.S. Meninas e Pró-Mulher, durante as duas gestões de Lúdio Coelho como prefeito de Campo Grande: de 1983 a 1985 e de 1989 a 1992. Nilda de Almeida Coelho faleceu em dezembro de 2011 aos 85 anos.

Galeria

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais

Política de Privacidade

Todos os Direitos Reservados © 2025

Ao utilizar os serviços do nosso portal o usuário confirma que leu, compreendeu e concorda com os termos da políticas de privacidade.