Logo

Equipes de enfermagem e fisioterapia são capacitadas em protocolo de MEWS

Cotidiano

Equipes de enfermagem e fisioterapia são capacitadas em protocolo de MEWS

Ao todo, 400 funcionários participaram da ação. Publicado em 12/03/2020

As equipes de enfermagem e fisioterapia da Santa Casa de Campo Grande participaram, na última semana, de um treinamento sobre “Protocolo de Identificação Precoce de Deterioração Clínica – MEWS” promovido pelo NEP (Núcleo de Educação Profissional) da Escola de Saúde do hospital. O treinamento teve por objetivo suprir a necessidade de profissionais capacitados para o planejamento e execuções de atividades nos setores de internação aberta. Ao todo, 400 funcionários participaram da ação.

 

O protocolo de MEWS (Modified Early Warning Scoring) é uma escala de alerta que tem como principal finalidade identificar precocemente sinais de deterioração clínica do paciente, baseado num sistema de atribuição de pontos (escores) aos parâmetros vitais, quanto mais distante dos parâmetros de normalidade maior a pontuação. O sucesso do atendimento ao paciente agudamente enfermo dependerá, logicamente, de seu correto diagnóstico, porém, seja qual for o seu diagnóstico, se identificado precocemente, medidas implementadas terão maior efetividade, o que acarretará em um melhor prognóstico, tudo isto também com menor custo financeiro. Por isso, é vital que as instituições de saúde aperfeiçoem a capacidade de identificar precocemente os pacientes graves.

 

Os temas abordados no treinamento foram: o que é Mews; pontuação do Mews; acionamento da equipe Mews; códigos amarelo e azul; cuidados paliativos e fluxograma.

 

Toda produção do material de vídeo e apoio técnico foram oferecidos pelos técnicos de educação, João Salmaze e Fernando Trevisan. A elaboração do conteúdo didático e gravação das aulas foram realizadas pelas enfermeiras especialistas, Emanuela Areco e Dayane Cauneto que também atuaram como facilitadoras juntamente com os enfermeiros, Leandro Dias, Laura Nogueira, Andrea Rossetti, Cristiane Miguel e Anne Matteo que acompanharam presencialmente as 30 turmas para o alinhamento entre as equipes técnicas e a mobilização das mesmas.

 

Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande

12/03/2020

Galeria

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais
Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceita o uso de cookies?