O ano de 2018 foi um recomeço para Paulo Itamar Benitez Horta, de 53 anos. Em janeiro de 2017, Paulo descobriu que um dos seus rins havia atrofiado e o outro órgão funcionava apenas 10%. A notícia inesperada abalou toda a família e Paulo começou uma longa jornada de tratamento e busca por um transplante de rim.
Paulo conta que desde muito novo passava por tratamento de pressão alta, mas nunca foi muito cuidadoso com sua saúde. “Eu tomava as medicações, mas sempre achei que estava tudo bem. Que só os remédios eram suficientes. Nunca fui de ir ao médico e fazer um check-up. E também não era cuidadoso com minha alimentação. Achava que nada iria acontecer. Além disso, desenvolvi com o tempo ácido úrico que também deforma o rim. Juntou as duas coisas e a minha falta de cuidado. Quando vi não tinha mais o que fazer”, lamenta.
Um problema antigo no joelho fez com que Paulo descobrisse a insuficiência renal e começasse o tratamento de hemodiálise três vezes por semana. “Quando eu era mais novo eu machuquei meu joelho duas vezes jogando futebol. Meu joelho começou a inchar. Eu tomava os medicamentos e nada aliviava a dor e o inchaço. Com isso, resolvi ir ao médico. Lá ele me pediu todos os exames no qual constatou a insuficiência renal. De lá já começou minha luta contra a doença. Fui fazer hemodiálise e já entrei na fila para transplante”, conta.
Das quatro irmãs de Paulo, a única que foi compatível para doar o rim ao irmão foi Áurea Luzia Benitez Horta, de 55 anos. Ela conta que desde o início dos testes para compatibilidade já sentia que doaria o órgão ao irmão. “Para mim é uma satisfação enorme poder ver ele bem. A única coisa que me motivou a fazer esta doação era poder ver ele longe das máquinas de hemodiálise. E desde o começo do processo para o transplante já sabia que seria eu a pessoa a doar para ele o rim. Nuca tive medo ou dúvida”, disse.
Muito emocionado, Paulo agradeceu a irmã pelo gesto que salvou sua vida. “Hoje eu estou muito feliz e grato a minha irmã. Ela me devolveu a vida. Esse foi um gesto de muito amor dela por mim. Serei eternamente grato. Agora vou me cuidar e ter minha vida de volta. Daqui para frente vida nova”, fala agradecido.
Política de Privacidade
Todos os Direitos Reservados © 2025
Ao utilizar os serviços do nosso portal o usuário confirma que leu, compreendeu e concorda com os termos da políticas de privacidade.