Uma das principais funções dos exames laboratoriais é auxiliar o médico em um possível diagnóstico do paciente. Para os profissionais da área da saúde, uma das funções básicas e importantes é a retirada de sangue dos pacientes para a realização de exames clínicos. Para facilitar e agilizar esta função, a Santa Casa de Campo Grande conta com o venoscópio, um aparelho que, pela simples projeção de luz é capaz de permear o tecido subcutâneo e permitir a visualização de uma veia específica antes de puncioná-la, minimizando a dor do paciente durante o processo ao evitar repetidos furos sem sucesso.
O aparelho reduz a necessidade da utilização de garrote que interrompe de forma temporária o fluxo sanguíneo, alterando os parâmetros bioquímicos e hematológicos. Sua utilização gera mais segurança e conforto, tanto para o profissional quanto para o usuário. O venoscópio é um aparelho compacto, anatômico e portátil, que possibilita de forma não invasiva a visualização precisa de veias por meio de combinações luminosas de leds. Com a projeção de luzes verde e vermelhas emitidas sobre a pele, é possível identificar, em um tom azulado, o gás carbônico transportados pelas veias. Logo, a visualização da própria veia fica evidente, tornando preciso o posicionamento.
O líder de enfermagem, Leandro Dias, explica que com o aparelho é possível obter parâmetros fundamentais para a punção da veia. “Com o auxílio do venoscópio conseguimos perceber o calibre, o diâmetro, o trajeto, as bifurcações, o fluxo e a permeabilidade. Além disso, o aparelho reduz a ansiedade e a dor, pois o procedimento é mais seguro e menos traumático”, explica.
Leandro explica ainda que o aparelho tem colaborado no dia-a-dia dos profissionais da saúde. "O venoscópio passa uma segurança maior e diminui a chance de erros. Para o trabalhador da área da saúde os benefícios com o aparelho são muitos, como redução da taxa de punções mal sucedidas, a garantia de mais segurança e rapidez na hora da punção e o auxílio na procura de veias em pacientes de difícil acesso”, afirma.
O aparelho é usado no setor de pediatria do hospital, localizado no sexto andar, e pelos profissionais do laboratório. O avanço tecnológico obtido com este equipamento contribui bastante para diminuição do desconforto, além de melhorar a atividade dos funcionários e a ansiedade dos pacientes.