A data de 17 de setembro é lembrada pelo Dia Mundial da Segurança do Paciente e foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A iniciativa conta também com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que reforça a necessidade de estimular todos os entes envolvidos a minimizar os riscos de danos associados a assistência à saúde, garantindo a segurança do paciente e melhorando a qualidade dos serviços de saúde.
Em alusão a essa data, o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Santa Casa de Campo Grande promoveu entre os dias 15 e 16 de setembro, com muita criatividade, ações educativas e interativas para os funcionários do hospital, abordando as seis metas internacionais de segurança do paciente. Foram confeccionadas estações, nas quais os profissionais participavam com a aplicação da metodologia ativa voltada para a sensibilização da prática assistencial embasada nos protocolos de segurança do paciente.
Toda a ação foi pensada no intuito de redução a um, o nível aceitável de minimização de eventos adversos relacionados a assistência à saúde. A campanha desse ano também buscou destacar a importância da implementação e execução dos protocolos de segurança do paciente por meio de atividades realísticas que são vivenciadas pela atuação profissional.
De acordo com a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Ana Beatriz Ferrari, teve o intuito de sensibilização de todos os profissionais para garantia da melhor assistência prestada aos pacientes. “Este evento para nossa instituição é de grande valia, pois busca o envolvimento das equipes no cuidado seguro. Além disso os protocolos de segurança do paciente estão associados a barreiras de segurança podendo prevenir eventos adversos relacionados a assistência à saúde. ”, desatacou Ana.
As estações criadas com base nos protocolos e regras que abrangem as seis metas internacionais de Segurança do Paciente e reforçadas nessa são:
Identificação do Paciente: assim evidenciando a importância da identificação do paciente dentro da instituição e buscando a prevenção de possíveis incidentes relacionados a falhas na identificação;
Comunicação: que através de um telefone sem fio é possível sensibilizar os funcionários sobre a importância da comunicação eficaz entre as equipes;
Medicação Segura: falando sobre a sensibilização através dos cuidados na dispensação, preparo e administração dos medicamentos evitando assim possíveis ocorrências relacionadas ao erro de administração;
Cirurgia Segura: para evidenciar a importância dos cuidados relacionados ao paciente cirúrgico desde o momento da internação até a execução do procedimento, com aplicação de checklist e estruturação dos processos com o intuito de garantir a assistência adequada;
Higiene das Mãos: para reforçar aos profissionais sobre a importância da higiene das mãos no intuito de prevenção de possíveis infecções relacionados ao cuidado;
Queda e lesão por pressão: no intuito de sensibilizar a equipe na elaboração e implementação de ações preventivas para a redução de lesões e quedas.
Em reconhecimento ao engajamento dos profissionais na ação, o Núcleo de Segurança do Paciente contou com o apoio da empresa Los Browneiros, que contribuíram com as lembrancinhas entregues aos participantes. Além disso, o evento contou com o apoio do Núcleo de Qualidade e Segurança, Gerências de Eventos, Comunicação e Marketing e de Enfermagem e Equipe Multiprofissional e Farmácia, Escola de Saúde e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH).
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande - 23/9/2022