Boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza fazem parte dos princípios de todas as instituições de saúde para evitar possíveis acidentes de trabalho. Com esse objetivo, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da Santa Casa, realizou entre os dias 10,11 e 12 de janeiro um treinamento para as equipes de higienização com o tema: “Segurança no trabalho em atividades de Limpeza.”
Tão importante quanto manter os ambientes limpos e conservados é cuidar da saúde daqueles que diariamente proporcionam o bem estar dos que transitam pelo hospital. Os trabalhadores que exercem esse tipo de atividade estão sujeitos a riscos físicos, químicos e biológicos, exigindo tanto dos profissionais de segurança um trabalho em conjunto para capacitar e treinar os colaboradores, evitando então, possíveis doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.
De acordo com o técnico de segurança do trabalho, Giorlando Ramires, as qualificações dos profissionais da área da higienização e limpeza garante um melhor cuidado em relação aos serviços que são realizados no hospital. “Os treinamentos e outras atividades realizados pelo SESMT são para prevenção de acidentes adversos, além de induzir o colaborar a se policiar durante o desenvolvimento de suas funções”, comenta o técnico.
O treinamento foi conduzido pelos técnicos de segurança do trabalho Giorlando Ramires e Karine Tatiana no intuito de intensificar as orientações exigidas pela da NR 32 e demais normas pertinentes ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), bem como a utilização dos Equipamentos de Proteção Individuais e Coletivos (EPIs/EPCs), importantes para redução dos riscos do ambiente de trabalho e acidentes decorrentes da atividade diária.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceita o uso de cookies?