Logo

Serviço de Cuidados Paliativos é modelo de assistência à pacientes da Santa Casa

Cotidiano

Serviço de Cuidados Paliativos é modelo de assistência à pacientes da Santa Casa

O Cuidado Paliativo promove a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida. Publicado em 02/07/2020

Com leitos específicos para suporte de Cuidados Paliativos, a Santa Casa de Campo Grande conta hoje com o serviço qualificado para proporcionar aos pacientes uma melhor assistência quando o diagnóstico não tem a possibilidade de tratamento modificador da doença. Atualmente, a equipe médica realiza uma média de 12 acompanhamentos diários em diversas patologias, prestando uma assistência mais centralizada, tanto nas enfermarias quanto no Centro de Terapia Intensiva (CTI).

 

A presença da equipe de cuidados paliativos multidisciplinar é essencial para o paciente que se vê diante do diagnóstico de uma doença grave e começa a apresentar, além dos sintomas físicos, apreensões de ordem social, psicológica e até espiritual, como o medo da morte, a preocupação com o afastamento do trabalho e a possibilidade de deixar a família desamparada, entre outros.

 

Em muitos casos, os familiares também são impactados pela doença e, da mesma forma, precisam ser acolhidos para que tenham participação ativa no suporte ao paciente. Além disto, todo esse serviço precisa da integração de vários profissionais que compreendem a necessidade desse acolhimento. “Temos trabalhado muito para incluir os familiares no cuidado com pacientes nesse momento. A qualidade do serviço depende, também, dos valores de cada pessoa durante o seu ciclo da vida para a decisão da conduta e que, na maioria das vezes, necessitou da presença da família ao lado. Sendo assim, precisamos unir forças para que o serviço se torne ainda melhor, com pessoas especializadas em Cuidados Paliativos”, explica Drª Paskale Vargas, chefe do serviço de Cuidados Paliativos da Santa Casa.

 

O serviço de Cuidado Paliativo dentro do hospital tem crescido a cada ano por conta da alta demanda de pacientes que precisam ser acompanhados. Atualmente, a Santa Casa de Campo Grande é o único hospital do Estado com leitos separados que contribuem na assistência a esses pacientes, apesar das dificuldades geradas pela doença ou pelos tratamentos. Em um ano, já foram acompanhados cerca de 450 pacientes e toda essa atenção tem se tornado modelo de assistência.

 

Internado há mais de dois meses no hospital para tratamento de um tumor maligno, Jorge Celich Filho, 55 anos, se diz muito satisfeito com o cuidado recebido da equipe multiprofissional durante esse tempo e reconhece que esse tipo de atendimento é fundamental para a melhora da qualidade de vida. “Passei por muitos momentos difíceis, tenho noção do meu estado e como está minha evolução e o que me deixa mais feliz é o cuidado e a atenção que tenho recebido nesse período”, comentou o paciente.

 

O Cuidado Paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, por meio da prevenção de alívio do sofrimento. Toda essa atenção requer identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e de demais problemas de natureza física, psicossocial e espiritual, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

 

A abordagem do serviço na Santa Casa possibilita que as dimensões do conhecimento técnico-científico sobre o corpo humano e o conhecimento humanizado sobre o paciente sejam valorizados como um todo, trazendo mais segurança, empatia e muita humanização durante esse momento. 

 

 

ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 2/7/2020

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais
Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceita o uso de cookies?