O serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial realizou no ano passado 700 procedimentos cirúrgicos e 150 média/mês de atendimentos ambulatoriais. A bucomaxilofacial da Santa Casa de Campo Grande é referência nos tratamentos ao politraumatizados em todo o Estado e nos países vizinhos, realizando reconstruções faciais complexas e altamente técnicas em conjunto com equipes multidisciplinares. Só no mês de dezembro o serviço atendeu 173 pacientes.
A especialidade se enquadra no departamento de Odontologia da Santa Casa formado por profissionais cirurgiões dentistas especialistas, residentes e acadêmicos em Odontologia, desenvolvendo atendimentos clínicos e cirúrgicos 24 horas por dia por meio de pronto atendimento em suas unidades de urgências e emergências, o pronto-socorro, Prontomed e nas alas de internação.
De acordo com o chefe do serviço de bucomaxilofacial, Dr. Everton Pancini, os acidentes de trânsito são as principais causas de lesão dos ossos da face. De acordo com o cirurgião dentista, o hospital recebe uma demanda significativa destes pacientes por ser referência no atendimento ao politraumatizado. “Em média 70% dos nossos pacientes são vítimas de lesões causadas por acidentes de trânsito, os demais são vitimados por violência urbana, quedas, acidentes desportivos, de trabalho, domésticos, tentativas de suicídio e outros”, explica.
A bucomaxilo conta também com atendimento ambulatorial de suas subespecialidades como: disfunção das articulações temporo mandibulares, deformidades orofaciais adultos e pediátricos, patologias, cirurgias orais menores e traumas faciais. A equipe é composta pelos cirurgiões dentistas especialistas, Dr. Arnóbio Lima, Dr. Eventon Pancini, Dr. Hebert Cavalcante, Dr. Hugo Mituo e Dr. Guilherme Reis. O serviço foi criado em 1949 pelo cirurgião dentista, Kalil Rahe.
No mês de novembro do ano passado, a equipe de bucomaxilofacial ganhou da diretoria da Santa Casa uma sala inteiramente renovada para que a especialidade exerça sua função ambulatorial. Antes, o serviço não tinha uma sala específica e o atendimento acontecia e um espaço que era revezado com outras especialidades. Agora, além de ter uma sala própria para atender e acompanhar seus pacientes, a mesma está completamente modernizada, proporcionando significativa melhora na qualidade do atendimento. “Agradecemos a atual diretoria do hospital pelo empenho e melhorias contínuas em benefícios aos pacientes atendidos na instituição”, conclui o Dr. Everton.