Nesta quinta-feira, 22/9, aconteceu no auditório da Santa Casa de Campo Grande, para todos os funcionários a palestra “Vivendo acima das circunstâncias”, em alusão ao Setembro Amarelo. Ministrada pelo palestrante Marco Antônio de Moraes, o intuito foi reforçar a importância de falar sobre a depressão a fim de minimizar os impactos causados por ela. Na abertura do evento estiveram presentes o presidente do hospital, Heitor Rodrigues Freire, a vice-presidente, Alir Lima Terra, juntamente com a diretoria técnica e executiva e a vice coordenadora do Grupo Amor Vida, Cidinha Barbosa.
“Devemos falar sobre o assunto para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha. E temos sempre que estar atentos aos nossos colegas de trabalho, pois uma simples palavra, pode ajudar muito as pessoas”, reforçou o palestrante.
Marco Antônio, palestrante que já esteve em outras ocasiões no hospital, começou perguntando se alguém que já havia participado do evento que aconteceu no ano passado, poderia dar um depoimento. Para a gerente de Captação e Recursos e Eventos da Santa Casa, Cátia Almeida, “as palestras do Marco fazem com que a gente reflita sobre determinados assuntos com muita sutileza, sou bem comunicativa quando se trata dos outros, mas quando se trata da minha pessoa sou muito fechada. E depois da palestra eu aprendi a colocar para fora aquilo que me magoa e essa foi uma mudança radical em minha vida. Eu espero que essa palestra reflita para todos, tanto no interior quanto no emocional, porquê acaba prejudicando no nosso dia a dia.”, destacou.
Buscar se informar e aprender para ajudar ao próximo é a melhor saída para lutar contra essa condição tão grave, pois o suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo no ano de 2019, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de um milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, uma média de 38 pessoas cometem suicídio por dia.
A vice coordenadora do Grupo Amor Vida, Cidinha Barbosa destacou que “Nós precisamos entender que o suicídio é um processo e não algo instantâneo. Um processo que vem de uma fragilidade do ser humano, que preexiste por conta de uma perturbação emocional. E nós do GAV sabemos que a dor compartilhada dói menos, por isso temos uma central para dar esse suporte para quem precisa”.
Currículo do Palestrante
O palestrante é formado em Teologia pelo Seminário Batista Bíblico, possui Curso de Prevenção ao Suicídio pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, membro da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Humanos Violados do Município de Campo Grande, membro da Subsecretaria de Políticas Públicas para Juventude do Município de Campo Grande e palestrante em Prevenção do Suicídio e fortalecimento de Vínculos Familiares.
Serviço
Grupo Amor Vida – GAV
Contato: 0800-750-5554
Atendimentos todos os dias das 7h às 23h
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 22/9/2022