A cirurgia endoscópica da coluna é uma evolução da cirurgia tradicional, proporcionando ao paciente recuperação mais rápida e com menos dor. Para a realização, utiliza-se um pequeno sistema tubular, auxiliado por um endoscópio para visualização. Essa nova técnica preserva a mobilidade normal da coluna, já que não causa uma instabilidade no segmento da coluna operado o que levaria a utilizar parafusos e hastes. O procedimento é feito por meio de uma mini incisão na pele - cerca de sete milímetros a um centímetro. Neste corte é inserido o endoscópio para a cirurgia.
A cirurgia é indicada para todos os casos de patologias compressivas da coluna, sendo a hérnia de disco a sua principal indicação em todas as regiões da coluna. A hérnia causa causa dor, formigamento e perda de força. A técnica também pode ser utilizada na realização de biópsias de tumores na coluna e tratamento cirúrgico de infecções. A cirurgia é realizada com anestesia local e leve sedação, mas, nos casos em que necessessita, é necessária a anestesia geral. O tempo de cirurgia também é menor que a técnica tradicional e pode ser finalizada em menos de uma hora.
A técnica cirúrgica, conhecida pela sigla MISS (Minimally Invasive Spine Surgery), ou Cirurgia Minimamente Invasiva da Coluna, oferece diversos benefícios. Além de pequena incisão, um dano mínimo nas estruturas da coluna e na musculatura, menor sangramento, permiitndo, com isso, um pós-operatório menos doloroso e um retorno precoce as atividades normais. O risco de infecção diminuído é outra vantagem do procedimento e o paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Por se tratar de uma evolução da cirurgia de coluna tradicional, ela não é para todos os pacientes. O cirurgião especialista em coluna vertebral deve avaliar cada caso e verificar quando se tem indicação da técnica. Para que o procedimento ocorresse, a empresa Vascular Medical emprestou o aparelho sem custo para a Santa Casa, contribuindo para a evolução e capacitação nesta técnica.
Os médicos responsáveis pela cirurgia foram o ortopedista, Dr. Eduardo Soares, e o neurocirurgião, Dr. Anselmo Costa.
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceita o uso de cookies?