A Santa Casa de Campo Grande, referência no atendimento de saúde na região centro-oeste e países vizinhos, reforça o compromisso com a campanha Junho Vermelho, que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A iniciativa visa aumentar os estoques de sangue na Unidade Hemoterápica Santa Casa - Hemosul, garantindo a disponibilidade necessária para atender a demanda de pacientes.
A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que pode salvar vidas. Muitas vezes, os estoques de sangue se encontram em situações críticas, principalmente durante o período sazonais como no inverno e feriados prolongados, quando as doações costumam diminuir. Por isso, é fundamental que a população se mobilize e compareça aos hemocentros para realizar sua doação.
Neste ano de 2023, a Santa Casa está engajada em promover ações para incentivar a doação de sangue, como a realização de palestras educativas, campanhas de sensibilização por meio das redes sociais e imprensa e parcerias com instituições de saúde, como o Instituto Sangue Bom. Além disso, a instituição disponibiliza infraestrutura adequada para a coleta de sangue, por meio da Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul, garantindo a segurança tanto dos doadores quanto dos receptores.
Maria Emília Bellini Marin, paciente oncológica da Santa Casa, compartilhou sua experiência de dois anos de luta contra a Síndrome Mieloplasica. Fazendo tratamento com quimioterapia, ela ressalta a importância das transfusões de sangue em seu processo de recuperação. “Não tenho noção de quantas tomei, ou melhor, tomo até hoje. Mas graças as transfusões consigo levar uma vida melhor”, explicou.
A paciente também expressa seu desejo de informar a população sobre a importância da doação de sangue e promover a solidariedade. “Eu acho que todos deveriam ter a consciência de doar, fazer uma campanha para tocar nos corações deles. Sangue é vida”, complementou Maria Emília Bellini Marin.
Já a presidente da Santa Casa, Alir Terra Lima, destaca a relevância da campanha. "A doação de sangue é um gesto simples, porém, de extrema importância. Ao doar sangue, estamos oferecendo esperança e vida a quem mais precisa. A Diretoria Corporativa da Santa Casa está empenhada em promover e apoiar essa campanha, contribuindo para melhorar a saúde de nossa comunidade", afirmou.
“A população está convidada a participar dessa causa nobre, comparecendo ao hemocentro e realizando sua doação de sangue, que é um ato seguro, rápido e pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Vamos juntos tornar o Junho Vermelho um sucesso e salvar vidas”, ressaltou a supervisora de enfermagem da Unidade, Glauciane Nolasco.
Para informações sobre como realizar a doação de sangue, os interessados podem entrar em contato com a Santa Casa pelo contato (67) 3322-4135 ou procurar a Unidade Hemoterápica Santa Casa – Hemosul, que fica na rua Rui Barbosa, número 3633, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7:00 às 11:00.
Confira a mensagem da supervisora de enfermagem da Unidade Hemoterápica Santa Casa - Hemosul, Glauciane Nolasco:
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 01/06/2023