Com o intuito de ampliar a atuação das ouvidorias como canais de comunicação à disposição do cidadão, contribuindo para os padrões de transparência e de incentivo ao exercício da cidadania, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, formada por diversas instituições públicas federais, estaduais e municipais, realiza a Semana da Ouvidoria, entre os dias 13 e 19 de março de 2016. Trata-se de uma ação comum de esclarecimentos a toda a sociedade sobre a atuação das ouvidorias públicas no Estado, em comemoração ao Dia Nacional do Ouvidor, dia 16 de março.
Para o coordenador da Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul, Olavo Monteiro Mascarenhas, que é ouvidor do Ministério Público Estadual e procurador de Justiça, as ouvidorias públicas são instâncias de controle e participação social, responsáveis pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública.
Segundo ele, a Rede de Ouvidorias Públicas do Estado de Mato Grosso do Sul foi criada com o objetivo de fomentar a criação e o desenvolvimento de ouvidorias, para assegurar maior transparência na gestão pública, dar suporte à implantação das ouvidorias e promover o compartilhamento de experiências, buscando capacitar seus participantes constantemente. "O papel das ouvidorias é servir à sociedade".
A Ouvidoria Geral da Santa Casa de Campo Grande tem uma peculiaridade diferenciada porque trata de VIDAS HUMANAS. Ao dar voz ao publico externo (pacientes e acompanhantes) e interno (colaboradores) é uma forma de estabelecer elo com o Hospital, auscultando os “dizeres” sobre a qualidade do seu atendimento, verificando assim as falhas que indicam problemas estruturais, de funcionamento e relações sociais. A Ouvidoria constitui-se em importante ferramenta de gestão. Tem como Ouvidor Geral o bacharel em Direito, Gilton Almeida.
A Ouvidoria Geral da Santa Casa de Campo Grande pode ser acessada pelo site: www.santacasacampogrande.org.br, diretamente à Rua Eduardo Santos Pereira, 88 ou por meio do telefone (67) 3322-4105.
Durante a Semana da Ouvidoria, as instituições participantes da Rede e os profissionais responsáveis pelas Ouvidorias estarão disponíveis para prestar esclarecimentos sobre o papel desse canal junto à sociedade, divulgar suas atividades e atender às demandas do cidadão.