Na noite da última quinta-feira, 3 de outubro, aconteceu o 1º Simpósio em Medicina Intensiva da Santa Casa de Campo Grande no auditório “Carroceiro Zé Bonito”. O evento, que reuniu acadêmicos de medicina, residentes e profissionais da área da saúde, teve o objetivo de discutir o tratamento, manejo clínico e cirúrgico e práticas adequadas ao Neurointensivismo em algumas de suas principais patologias.
Representando o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire, a vice-presidente, Alir Terra Lima, deu boas-vindas aos presentes e desejou a todos um ótimo evento. “Parabenizo aos envolvidos neste simpósio, por terem buscado profissionais que pudessem materializar este projeto maravilhoso. Desejo um evento com muita troca de conhecimento e que seja o primeiro de muitos”, disse Alir. Também fizeram uso da palavra o superintendente da gestão Médico-hospitalar, dr. Luiz Alberto Kanamura e o residente em Medicina Intensiva, dr. Rafael Rombi Guarnieri, que também é um dos idealizadores do simpósio.
Em seguida, a primeira palestra foi ministrada pelo chefe do Serviço de Neurocirurgia do hospital, dr. Rodrigo Sola, com o tema: “Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico – cuidados neurointensivos”. Logo após, o chefe do Serviço de Neurologia, dr. Gabriel Braga, falou sobre “Acidente Vascular Cerebral Isquêmico - cuidados neurointensivos”. Depois, o médico coordenador do Centro de Terapia Intensiva e Serviço de Cardiologia, dr. Edys Yukinori Tamazato, discorreu sobre “Hemorragia subaracnóide - cuidados intensivos” e, por fim, a coordenadora Multiprofissional da Santa Casa, Rayssa Bruna Holanda Lima, abordou o tema “Mobilidade precoce em paciente neurocrítico”.
Depois do ciclo de palestras pelos especialistas, os presentes também participaram de uma roda de conversa entre os profissionais que ministraram, sob mediação do médico residente, dr. Rafael Rombi Guarnieri. Ao final de cada apresentação, os palestrantes receberam um brinde pela participação e contribuição no conteúdo.
O 1º Simpósio em Medicina Intensiva da Santa Casa foi organizado pela Gerência de Eventos e contou com o apoio da KZT – Atenção Médica Domiciliar e Escola de Saúde da Santa Casa.
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 4/11/2023