Logo

“Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”

Cotidiano

“Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”

O Abril Verde, mês de prevenção ao acidente de trabalho, chega para garantir a proteção e o conhecimento necessários aos funcionários para que a segurança e a integridade física e mental das equipes sejam preservadas, sendo de responsabilidade do empregador essa conscientização. Publicado em 01/05/2019

Cerca de 150 pessoas participaram do 1º Ciclo de Palestras Sobre Prevenção de Acidentes do Trabalho no auditório Carroceiro Zé Bonito nesta segunda-feira (29). O Abril Verde, mês de prevenção ao acidente de trabalho, chega para garantir a proteção e o conhecimento necessários aos funcionários para que a segurança e a integridade física e mental das equipes sejam preservadas, sendo de responsabilidade do empregador essa conscientização. O tema do encontro foi “Gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho” e durante o evento ouve exposição de material Biológico.

Este ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Vigilância em Saúde, propôs a realização de ciclo de palestras envolvendo trabalhadores que se acidentaram durante a realização dos procedimentos necessários à atenção dos cuidados. O objetivo é abranger temas que  vão desde o detalhamento dos riscos relacionados aos acidentes de trabalho, com exposição a material biológico, os tipos de contaminação provocadas por esse tipo de acidente, a divulgação do protocolo para os profissionais que sofrem exposição a material biológico com risco de soro conversão, a notificação compulsória junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN e os transtornos mentais e do comportamento relacionados ao trabalho dos profissionais da saúde.

A abertura do evento foi feita pela vice-presidente da Santa Casa e presidente em exercício, Gracita Barbosa que manifestou sua felicidade por todos estarem ali e exaltou sobre os cuidados do Hospital com todos os colaboradores. “Nessa sinergia, nós estamos nesse Abril Verde, para falar sobre o cuidado. Nós só podemos cuidar se estivermos bem e a nossa intenção é cuidar de quem cuida ”, disse.

O Secretário de Saúde do Município de Campo Grande, Dr. José Mauro Filho, foi representado pelo Dr. José Mendes. Ele explanou que durante muito tempo este assunto não foi tratado de forma merecida, “Justamente com aqueles trabalhadores que tem suas atividades voltadas para cuidar dos outros, esse profissional foi penalizado por muito tempo. É muito importante dar início a essa jornada, pois estaremos lutando em todos os aspectos, sobre essa situação de risco, se atualizar, não diminuir essa classificação, tudo isso vai fazer com que essa prevenção seja melhor estabelecida”, explicou.

Em seguida fez o uso da palavra o Sr. José Carlos de Souza Lauretto, chefe do Serviço de Saúde do Trabalhador (Sestrab) da Vigilância Sanitária Municipal, agradeceu à Gerência de Captação e Organização de Evento e aos representantes da Santa Casa, aos representantes do SESMT, do Hospital Militar, da Unimed e da Maternidade Cândido Mariano e a todos os profissionais de saúde, pelo comprometimento, “Esse evento foi pensado, para aquelas pessoas que cuidam, e que muitas vezes negligenciam a própria segurança nos cuidados. Então aproveitem, nós temos aqui quatro pessoas que sabem o que vão falar, um bom dia a todos”.

O coordenador do SESMT da Santa Casa, foi convidado a dar boas-vindas a todos: “Nós realizamos um trabalho pelo SESMT, para que seja promovida a saúde do trabalhador, em especial a proteção desse trabalhador. Que nós não tenhamos apenas números, como os ditos aqui pelo Ministério da Saúde, mas que efetivamente possamos atuar positivamente, oferecendo materiais de proteção, utilizando todo o conhecimento, e isso é o que esse seminário propõe, junto com a Secretaria Municipal de Saúde. Esperamos que diminua, sim, os riscos de contaminação biológica, acidentes com perfuro-cortantes, riscos químicos entre outros”, esclareceu.

Em seguida, a Infectologista, Dra. Márcia Maria F. Janini Dal Fabro, ministrou a primeira palestra do dia com o tema “Doenças infecciosas relacionadas ao trabalho: tuberculose e influenzas”. Na sequência, foi ministrada a palestra “Doenças infecciosas relacionadas ao trabalho: HIV e hepatites” pela Enf. Mestre, Larissa dos Santos Pereira Cavaretto. Logo após, foi aberto um momento de perguntas e respostas sobre o tema abordado e um coffee break, encerrando as palestras no período da manhã.

Dando continuidade ao evento, no período da tarde ocorreu a palestra “Saúde e transtornos mentais relacionados ao trabalho dos profissionais de saúde” ministrada pela psicóloga Dra. Liliana Andolpho Magalhães Guimarães. A palestra que encerrou o dia foi com o tema “Divulgação dos protocolos do Ministério de Saúde em caso de acidentes de trabalho com exposição a material biológico”, com a enfermeira Especialista, Clélia Adriana de Oliveira Leite.

O evento foi uma realização da Santa Casa de Campo Grande por meio da Gerência de Eventos do Hospital com apoio da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde - Prefeitura de Campo Grande), SESTRAB, (Serviço de Fiscalização de Saúde do Trabalhador SESAU – Campo Grande), VISA EDUCA, Construindo Saberes, Vigilância Sanitária e Segurança no Trabalho.

 

Números

A OIT estima a ocorrência anual de mais de dois milhões de mortes relacionadas ao trabalho no mundo. Em 2018 foram registrados 184.519 acidentes de trabalho no país, consideradas as notificações feitas até o dia 27 de abril. Entre os casos mais comuns estão os cortes, lacerações, fraturas, contusões, esmagamentos e amputações, resultando em 653 mortes, (Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho – MPT), os gastos estimados com benefícios relacionados aos acidentes de trabalho ultrapassam R$ 1bi, somados auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente no primeiro trimestre de 2018.

Em 2003, foi instituído pela OIT o dia 28 de abril como Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. No Brasil, é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (lei 11.121/2005).

Galeria

Compartilhe
Fale Conosco
Telefone
(67) 3322-4000
SAC
(67) 3322-4050
Ouvidoria
(67) 3322-4105
Rua Eduardo Santos Pereira, 88
Centro - CEP: 79002-251
Campo Grande - MS
Conecte-se em nossas redes sociais
Todos os Direitos Reservados

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Aceita o uso de cookies?