Nesta sexta-feira (21), foi realizada a entrega de equipamentos e veículos para as instituições vinculadas à Coordenação de Bancos de leite Humano no Estado (Humap-UFMS/Ebserh), patrocinado pelo Rotary International. A Santa Casa de Campo Grande, juntamente com mais quatro instituições, recebeu esses materiais que vão ampliar o atendimento, além de aumentar a coleta nos Bancos de Leite Humano em Mato Grosso do Sul.
A Santa Casa possui atualmente 23 leitos de Terapia Intensiva na linha infantil, sendo oito na UTI Pediátrica, 11 na UTINeo convencional e mais quatro na Unidade Canguru. E conta com 48 doadoras, com uma média mensal de 71 litros de leite coletados que atendem há 1.090 mães. Foi destinado para o setor uma bomba extratora de leite humano para uso hospitalar que facilitará e agilizará a extração do leite materno, um acidímetro que serve para medir a acidez do leite/controle microbiológico do leite, uma seladora para embalar e garantir a qualidade do leite e um aparelho de ar condicionado.
Com os novos equipamentos, o Banco de Leite Humano “Irmã Maria José Machado”, conseguirá aumentar a capacidade de coleta, conforme explica a nutricionista Gislene Nantes Barbosa, responsável técnica pelo banco na Santa Casa. “Esses equipamentos vão nos ajudar no andamento do nosso serviço trazendo mais agilidade nos processos de trabalho. Além disso, esperamos que com esses equipamentos possamos ampliar 30% da nossa produção mensal”, destacou.
Além da Santa Casa foram contemplados: o Hospital Universitário/HU MAP, a Maternidade Cândido Mariano, Hospital Regional de Mato Grosso do Sul e o Hospital Universitário da Grande Dourados. Acompanharam a entrega da doação, a vice-presidente do hospital, Alir Terra Lima, na ocasião representando o presidente, Heitor Rodrigues Freire, a gerente de Hotelaria, Ligia Benfatti, a nutricionista e responsável técnica pelo Banco de Leite Humano, Gislene Nantes Barbosa e a gerente de Captação de Recursos, Cátia Almeida.
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande – 21/5/2021