Estrutura

A Santa Casa é a maior estrutura hospitalar do Centro-Oeste do País.

A Santa Casa de Campo Grande é o maior Hospital do Estado de Mato Grosso do Sul e presta um relevante serviço de assistência à comunidade sul-mato-grossense, atendendo a capital e demais municípios, além de outros estados e até países vizinhos como Paraguai e Bolívia, de onde chegam pacientes em busca de tratamento médico. Em média 88% da capacidade operativa da Santa Casa de Campo Grande é dedicada aos usuários do SUS (paciente-dia). O Hospital é referência estadual nas áreas de neurocirurgia, urgência e emergência, transplantes (renais, córneas e válvulas cardíacas), cirurgias cardíacas, ortopedia, gestação de alto risco, UTI (Especial e Neonatal), tratamentos a queimados e oncologia. A Santa Casa tem o maior e mais completo Pronto Socorro (adulto e infantil) do município de Campo Grande e do Estado de Mato Grosso do Sul, respondendo por 80% dos atendimentos de urgência e emergência Capital.

No ano de 2012 a Santa Casa realizou 70.042 atendimentos de urgência e emergência com uma média mensal de 5.837 atendimentos. Atualmente a Santa Casa conta com:

 

Centro de Diagnósticos: Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Laborátorio de Análises Clínicas, Banco de Sangue, Endoscopia, Ultrassonografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Teste Ergomético, Hemodinâmica, Estudos Urodinâmicos, L​itotripsia, Fisioterapia, Hemodiálise, ​B​anco de ​S​angue, dentre outros.

Apoio Operacional: Farmácia Central, Central de Materiais Esterelizados, Almoxarifado de Materiais, Almoxarifado de Farmácia, Cozinha, Lavanderia, Manutenção, dentre outros.

Apoio Administrativo: Superintendência, Administração, Hotelaria, Departamento Financeiro, Recursos Humanos, Departamento de Infraestrutura, Contabilidade, Faturamento, Compras, dentre outos.

Essa estrutura favorece que sejam estabelecidos arranjos de trabalho na direção das recentes discussões nacionais sobre o papel da atenção hospitalar. Por conta disso, a ABCG - Santa Casa vem em um movimento interno proativo para estruturar seu modelo de gestão e modelo assistencial, que devem otimizar a utilização de todos os serviços disponíveis.