A partir desta segunda-feira, 16 de março, a Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande passou a restringir a entrada de visitantes, voluntários e acompanhantes em função da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e da confirmação de casos da doença em Mato Grosso do Sul pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). As medidas foram tomadas de forma preventiva e pensando no cuidado com a saúde dos pacientes internados e funcionários.
O Comitê Interno de Enfrentamento ao COVID-19, instituído no hospital no mês de janeiro de 2020, se reuniu neste domingo (15) para reorganizar o fluxo da assistência e protocolos de segurança hospitalar. A principal mudança neste momento é em relação a circulação de pessoas dentro do hospital, que a partir de agora estará mais restrita.
Outra medida importante é a suspensão imediata dos estágios, cursos e do internato de medicina realizados na Instituição por meio da Escola de Saúde Santa Casa. Além da suspensão das visitas ampliadas, religiosas e de humanização. Nesse caso, os alunos e os voluntários que diariamente circulam pelo hospital estão sendo orientados a se afastarem das atividades até que seja dada nova determinação pelas autoridades em saúde.
A permanência de acompanhantes e visitantes foi limitada conforme descrito abaixo, exceto para os casos garantidos em lei:
ACOMPANHANTES
Neste momento, por medida de segurança, será permitida a entrada de apenas 1 (um) acompanhante por paciente, com acesso restrito e seguindo orientações do Ministério da Saúde sobre o grupo de risco estabelecido (ver abaixo). Haverá revezamento nos horários pré-estabelecidos de 06h às 06h30 e de 19h às 19h30 nos seguintes setores:
PACIENTE EM ISOLAMENTO – não terá acompanhante.
OBS.: acompanhantes serão liberados pela equipe de enfermagem do setor e de acordo com a necessidade dos pacientes.
VISITANTES
Neste momento, por medida de segurança, será permitida a entrada de 1 (um) visitante por paciente, por dia, durante 30 (trinta) minutos - sem revezamento, com acesso restrito e seguindo orientações do Ministério da Saúde sobre o grupo de risco estabelecido (ver abaixo).
**IMPORTANTE: paciente com acompanhante não terá visita autorizada.
As visitas ocorrerão em horários definidos por setores e/ou andares, conforme abaixo:
11h30 às 12h – 1º e 5º andares / Unidade de Trauma
13h às 13h30 – 2º e 4º andares
15h às 15h30 – 3º andar e SUBSOLO 1
ENTRADA NÃO AUTORIZADA (conforme recomendação do Min. De Saúde)
Vale destacar que as orientações do Ministério da Saúde publicadas na última sexta-feira,13 de março, incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória (como cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.
Por ASCOM Santa Casa de Campo Grande
16/3/2020
Edit 17/4/2020 às 10h10 para atualização de dados.