Cotidiano

No Dia Mundial da Visão médica fala sobre cuidados com os olhos

11/10/2018

Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia Mundial da Visão uma data para lembrar a população sobre a importância da prevenção as doenças oculares. Dos diversos tipos de doenças, muitas delas são assintomáticas (que não exibem sintomas), como no caso do glaucoma que só um diagnóstico precoce pode prevenir a cegueira que é irreversível.

 

É importante saber que doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial e outras que também são vasculares, podem acometer gravemente a visão.  A chefe do serviço de oftalmologia da Santa Casa, Dra. Cristiane Bernardes, lembra que a prevenção é a melhor forma de tratar as doenças. “As realizações de exames oftalmológicos de rotina são exatamente importantes, além disto, eles podem reparar danos visuais irreversíveis. Por isso é preciso procurar seu médico de confiança periodicamente”, explica.

 

Nos casos de crianças e adolescentes é preciso ter um cuidado ainda maior, pois muitas delas podem apresentar patologias oculares agravantes desde erros refracionais (necessidade de óculos) até doenças mais sérias como glaucoma e ceratocone que são atualmente doenças completamente tratáveis mais que também podem ser evitadas.

 

De acordo com dados do IBGE, há cerca de 500 mil pessoas incapazes de enxergar no Brasil e mais de 6 milhões com algum tipo de deficiência visual. Os dados também revelam outro número importante: que mais de 75 % dos casos de cegueira são evitáveis.

 

Para se ter uma saúde ocular boa e tentar reverter esse cenário é necessário realizar exames oftalmológicos pelo menos uma vez ao ano. “Durante uma avaliação, o médico oftalmologista pode detectar mais de duas mil doenças passíveis de acometer o globo ocular e iniciar, se for o caso, um tratamento ágil e que permitirá uma evolução positiva maior”, finaliza.