20ª SIPAT é aberta e segue com ações internas até sexta-feira

03/12/2018

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa promove, a partir desta segunda-feira (3) até sexta-feira (7), a 20ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento é direcionado aos colaboradores do hospital e acontece no auditório “Carroceiro Zé Bonito”. A programação conta com diversas palestras e sorteios de brindes. O encontro contou com a presença da superintendente regional do trabalho, Dra. Viviane Nogueira, e do superintendente adjunto regional do trabalho, Dr. José Ivany.

Na abertura oficial do evento, o presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento, desejou um ótimo evento a todos os presentes. “É um prazer estar aqui em mais esta ação da Santa Casa. Tenho certeza que, com este empenho de todos, nós poderemos ter um ambiente de trabalho adequado aos nossos servidores e, ao mesmo tempo, disponibilizando cuidados melhores aos nossos pacientes. A segurança do paciente é a nossa preocupação primeira na Santa Casa”, disse.

Em seguida, o presidente da CIPA, Hélio Conturbia, fez o uso da palavra. “Desejo boas-vindas a todos. Nesta semana desenvolveremos diversas atividades e espero que todos possam participar da nossa 20ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Muito obrigado pela presença de todos”.

O gerente de Recursos Humanos do hospital, Jefferson Araújo, afirmou que acidente de trabalho se evita com conscientização. “Me alegra muito em ver o auditório lotado e mostra como o assunto é importante dentro da Santa Casa. Agradeço a direção do hospital pelo apoio que tem prestado nas ações de cada setor. Nós como organização temos a obrigação de cuidar dos funcionários e da segurança de cada um. Acidente de trabalho a gente evita com treinamento, prevenção e conscientização”.

O coordenador do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), Régis Aparecido, agradeceu a diretoria do hospital pelo apoio. “Quero agradecer esta diretoria do hospital que sempre tem nos apoiado nas ações em relação a integridade física dos funcionários. O SESMT tem intensificado os seus treinamentos e tem pegado esta missão de devolver o trabalhador a sua família da mesma forma que adentrou na instituição”.

O vereador, Betinho Santana, parabenizou todos os envolvidos no evento. “É um prazer estar aqui. Me sinto feliz, enquanto vereador, que em todos os anos quando chega o período de destinar emendas parlamentares, a Santa Casa está sempre na minha agenda, pois sei o brilhante trabalho deste hospital. Parabenizo este evento e todos os envolvidos”.

A vice-presidente da Santa Casa, Gracita Barbosa, falou da importância do evento. “Este encontro é muito importante. É um momento em que serão discutidos e abordados assuntos de extrema relevância para todos. Espero que esta semana seja muito proveitosa para que cada vez mais nossos índices de acidentes de trabalho sejam reduzidos”, falou.

A primeira palestra do dia foi sobre “Acidente no trabalho com material perfurocortante” com a Dra. Teresina de Jesus Silva Nascimento, preceptora da residência multiprofissional do Hospital Regional. Em seguida, o tema abordado foi “Atividade física na promoção da saúde” com o professor de educação física, Jil Xavier. A última palestra do dia foi sobre “Violência contra a mulher” com a Dra. Jaqueline Machado, juíza da 3ª Vara de Violência Doméstica contra a Mulher. A programação segue no período da tarde com o concurso de desenho que tem como tema “Prevenção de acidentes na enfermagem”. O concurso segue até a próxima quinta-feira (6).

Antes do encerramento da abertura oficial da 20º Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho foram sorteados vários brindes aos presentes e, em seguida, oferecido coffe break aos participantes. O encontro teve apoio da coordenação de eventos do hospital, Cirúrgica Fernandes, Sintesaúde, Brasil Park Estacionamento, Getrin 24, Siems e Grupo Pereira.