Interesse Social

10 de julho – Dia Mundial da Saúde Ocular

10/07/2018

Nesta terça-feira (10) é comemorado o Dia Mundial da Saúde Ocular. A data foi criada com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de adotar hábitos preventivos à saúde dos olhos, como a visita regular a um oftalmologista. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 75% dos casos de cegueira no mundo resultam de causas que poderiam ter sido identificadas e tratadas.

 

De acordo com a chefe do serviço de oftalmologia, Dra. Cristiane Bernardes, o exame regular é uma medida simples que ajuda a identificar doenças que podem levar a complicações sérias, inclusive à cegueira. “O check-up ocular regular permite detectar possíveis doenças em fase assintomática e assim, evitar problemas graves na visão”, disse a doutora.

 

Os cuidados com a visão já se iniciam logo após o nascimento, ainda na maternidade, com o teste do olhinho que serve para triar os possíveis problemas congênitos que impactariam de forma grave no desenvolvimento visual e global da criança. Segundo a Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 314 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência visual em todo mundo, sendo que 45 milhões delas são cegos. “Exemplos de algumas doenças graves que só podem ser diagnosticadas por especialistas são o glaucoma, que consiste no aumento da pressão interna do olho, podendo causar perdas visuais irreversíveis e o ceratocone que é uma alteração na córnea que provoca a diminuição da visão”, exemplificou a médica.

 

As avaliações rotineiras devem seguir por toda infância e adolescência para diagnosticar e tratar possíveis alterações típicas dessa idade como: obstrução das vias lacrimais, estrabismo, miopia, hipermetropia, estrabismo, ceratocone, erros refracionais, entre outras. “Vale lembrar que nossa visão pode sofrer alterações naturalmente com o passar dos anos, por isso, os cuidados com a saúde ocular seguem por toda a vida para possibilitar o tratamento de doenças e questões naturais inerentes ao envelhecimento”, afirmou Dra. Cristiane Bernardes.

 

Dicas:

1- Faça um exame oftalmológico completo pelo menos 1 vez ao ano;

2- Conheça o histórico de saúde ocular da sua família;

3- Faça uma alimentação saudável e rica em vegetais e frutas;

4- Use óculos solares com proteção ultravioleta;

5- Mantenha seus olhos lubrificados piscando de forma completa e regular;

6- Lave suas mãos e higienize suas lentes de contato adequadamente;

7- Só use óculos, lentes de contato e colírios prescritos por seu oftalmologista.