Sesmt realiza 1º encontro de saúde e segurança do trabalho

01/10/2018

Na última sexta-feira (28), as equipes das obras internas, externas, manutenção predial e coleta de resíduos hospitalar da Santa Casa de Campo Grande participaram do 1º encontro de Saúde e Segurança no Trabalho realizado pelo SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) no auditório “Carroceiro Zé Bonito”. Aproximadamente 67 colaboradores estavam presentes no evento.

O encontro iniciou com uma ginástica laboral e, logo em seguida, a fonoaudióloga da Santa Casa, Neyde Godoy, palestrou sobre a “Importância da Proteção Auditiva”. A profissional ressaltou a importância de os funcionários realizarem o exame periódico anual monitorador da audição que a instituição oferece gratuitamente aos colaboradores que possuem exposição ao ruído e do cuidado em utilizar protetor auditivo durante as atividades.

A segunda palestra foi com o médico residente em oftalmologia, Dr. Vinicius Nonato de Oliveira, que abordou sobre a “Importância da Proteção Ocular”. Ao longo do tema, o médico relatou aos funcionários que diariamente atende pacientes vítimas de acidentes de trabalho, envolvendo a região ocular, além de ressaltar a importância da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

No mês de setembro as equipes completaram 10 meses sem acidentes de trabalho e para a técnica de segurança do trabalho, Maria Izabel Guerrero da Cruz, isso é resultado do desenvolvimento da cultura de saúde e segurança implantado no hospital. “Temos semeado entre as equipes e lideranças o desenvolvimento da cultura de saúde e segurança e todos têm nos apoiado para a realização e conclusão das atividades com segurança sem acidentes de trabalho”, disse. Ao fim do encontro foram sorteados brindes aos presentes.