SESMT inicia ano com treinamento de combate a princípio de incêndio

07/01/2019

Na última sexta-feira (4), o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da Santa Casa iniciou o cronograma de atividades de 2019 com o treinamento sobre prevenção e combate a princípio de incêndio. Foram capacitadas duas turmas, reunindo ao todo, cerca de 50 funcionários dos setores de manutenção, infraestrutura, engenharia clínica, centro médico e grêmio.

De acordo com a NR 23 – Proteção Contra Incêndios - todo funcionário deve ser instruído de como utilizar os equipamentos de combate a incêndios. O objetivo foi orientar quanto a prevenção e o combate ao princípio de incêndio sendo abordado a definição de incêndio e princípio de incêndio, classes dos materiais, classe de incêndio, como identificar o extintor correto de acordo com a classe de incêndio, manuseio e uso correto do extintor, saídas de emergência, rotas de fugas da Santa Casa e Unidade do Traumatologia, importância de não obstruir os hidrantes, extintores e saídas de emergência.

A técnica de segurança do trabalho do SESMT, Maria Izabel Guerreiro da Cruz, responsável por conduzir o treinamento aos funcionários, explicou a importância da participação dos colaboradores na capacitação. “Somos uma instituição com mais de três mil colaboradores, além de pacientes, acompanhantes e visitantes, por isso precisamos estar preparados e treinados para combater qualquer evento adverso. Esse treinamento é um dos que os colaboradores mais gostam de fazer, pois é um conhecimento agregado não somente para utilizar dentro da instituição, mas também em qualquer local”, comentou.

Neste treinamento foram usados os três tipos de extintores que o hospital consome como o H2O (água), PQS (pó químicos) e o CO2 (gás carbônico). Ao longo deste ano, o SESMT tem em seu cronograma a missão de treinar todos os colaboradores da instituição na prevenção e combate a princípio de incêndio com o auxílio da brigada de incêndio que funciona 24 horas e apoia na execução dos treinamentos realizados.