Cotidiano

Segundo encontro de nutrição aborda ciclos da vida rumo a longevidade

05/10/2018

Nesta quinta-feira (04), a Santa Casa de Campo Grande realizou a 2° edição do Encontro de Nutrição no auditório Carroceiro “Zé Bonito”. O evento que abordou como tema central o “Ciclo da vida rumo a longevidade” reuniu cerca de 150 pessoas entre profissionais, residentes e acadêmicos da área. Nesta edição o evento foi voltado à discussão e debate do papel da nutrição na prevenção de doenças e a promoção da saúde.

 

Na abertura oficial do evento, o presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, cumprimentou e deu boas-vindas aos presentes. “Gostaria de cumprimentar a todos e agradecer a presença neste encontro. Tenho certeza que aprimoramento nunca é demais, ainda mais por ser oferecido pelo hospital referencial em diversos serviços, inclusive em nutrição hospitalar. Que este seja um dia muito proveitoso para todos”, comentou Esacheu.

 

Seguindo com os cumprimentos na abertura, a vice-presidente do Sindicato dos Nutricionistas de MS, Marêza Mattioli Gusmão, e a representante do Conselho Regional de Nutricionistas da 3º região SP/MS, Dra. Paula Renata Carvalho, falaram sobre a importância da união da categoria e as ações das duas instituições a favor dos profissionais da área. Antes de iniciar as palestras, o coral da Santa Casa fez uma apresentação cultural com as músicas “A dois passos do paraíso” de Evandro Mesquita e “Garota de Ipanema” de Tom Jobim regida pelo maestro, Teófilo Rafael, com a participação especial dos músicos, Luís Carlos, no teclado, Marcelo Santos, no sax e flauta e Ademir Romualdo, na percussão.

 

O ciclo de palestras iniciou com o tema “Nutrição nos primeiros anos de vida”, ministrada por, Luiz Gustavo Aburad, formado em nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), com mestrado em Nutrição em Saúde Pública pela USP. Em seguida, a nutricionista mestre em Investigações Biomédicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e consultora nutricional da Danone Eraly Nutrition, Sabrina Maria Saueia Ferreira, falou sobre “A importância da nutrição nos primeiros 1000 dias”.

 

A terceira palestra do dia abordou o tema “Adolescência, puberdade e nutrição” ministrada pela nutricionista, Renata de Assis da Silva, formada pela Universidade Católica Dom Bosco e pós-graduada em Nutrição Materno Infantil pela Universidade de Brasília com aprofundamento em práticas clínicas da preconcepção à adolescência. Logo após, encerrando as palestras no período da manhã, a nutricionista, Cláudia Stela Gonzaga, falou sobre “Dieta hiperproteica, suplementos e hipertrofia”. A mesma é especialista em nutrição clínica e em fisiologia do exercício e treinamento. Ao final da manhã de palestras foram feitos diversos sorteios de brindes disponibilizados pelos parceiros e apoiadores do evento.

   

No período da tarde a programação seguiu com a palestra “Música & alimento: nutrição de corpo e alma”, com a nutricionista, Mônica Deiss Zimpel, que é pós-graduada em musicoterapia pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro. Em seguida, o médico especialista em geriatria e gerontologia, Prof. Dr. José Mário Tupina Machado, falou sobre o “Envelhecimento bem-sucedido”. Ele é chefe do serviço de Geriatria da Santa Casa de Curitiba-PR.

  

Dando sequência à programação, Annelise Manfrinatti ministrou o tema “Alimentação Saudável: como fazer mudanças duradouras”. A mesma é formada em nutrição pela Uniderp e atua em acompanhamento clínico com foco em comportamento alimentar.  Após, Sidnei Matos dos Santos, consultor e propagandista da Momenta Farmacêutica falou aos presentes sobre a empresa.

 

Após, a nutricionista, Mariana Corradi, falou sobre os “Desafios na suplementação de pacientes pós-cirurgia bariátrica e metabólica”. Encerrando a segunda edição do encontro de nutrição a diretora da empresa Humana Alimentar, Simone Rubio, consultora na área da saúde e dietas abordou sobre os “Aspectos clínicos da nutrição e longevidade”.   

 

Colaboraram com patrocínio e apoio no evento as empresas, Momenta Farmacêutica, Laboratório Sabin, LivroMed, Faculdade Unyleya, Humana Alimentar, Humalin, MultiNutri, DD Sul, Danone e Drogaria São Leopoldo.

Galeria de fotos