Santa Casa sedia reunião do comitê da Rede de Ouvidores de MS

08/02/2018

Na tarde desta quinta-feira (8), aconteceu a primeira reunião do comitê gestor da Rede de Ouvidorias de Mato Grosso do Sul. O encontro aconteceu na sala de reuniões da Santa Casa de Campo Grande sob a direção do atual presidente e ouvidor geral do hospital, Gilton Almeida. O presidente do hospital, Dr. Esacheu Nascimento, participou do encontro e deu boas-vindas aos presentes.

Na oportunidade, Gilton Almeida, apresentou aos presentes e colocou em discussão o calendário de Cursos de Certificação de Ouvidores da Controladoria Geral da União (CGU), a criação e implantação de Ouvidorias nos órgãos públicos para servir de canal de comunicação entre a população e os setores da área pública e sobre a campanha junto à mídia para divulgar a importância da ouvidoria seja na área pública e privada enquanto ferramenta de gestão.

Os representantes também discutiram que na Semana do Ouvidor, celebrada na segunda quinzena de março, será divulgada a atuação das ouvidorias, destacando o papel do ouvidor como mediador na resolução de conflitos ao agir com imparcialidade, confidencialidade e ética, ao adotar como instrumentos o diálogo, consenso, autocomposição e heterocomposição. Além disto, foram discutidos pelos representantes sobre a criação da Associação Brasileira de Ouvidores - Seccional (ABO/MS) e a organização do I Congresso de Ouvidorias do Centro Oeste.

O Comitê Gestor é composto pelo presidente ouvidor geral, Gilton Almeida, a vice-presidente, Cristiane Ferreira, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEPAN), Álvaro Scriptore, da Ouvidoria do Tribunal de Contas de MS, Silasneiton Gonçalves, procurador de justiça e ouvidor do Ministério Público, Janaína Teodoro de Faria da Controladoria Geral da União (CGU), Renata Lara da ouvidoria geral do Estado de MS e Liane Santos-SEBRAE-MS.