Santa Casa realiza 41° captação do ano com doação de rins, fígados e córneas

19/12/2018

Na tarde desta terça-feira (19), a Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa de Campo Grande realizou mais uma extração de órgãos com apoio das equipes internas e externas e, com esta, já se somam 41° captações neste ano de 2018. Na oportunidade, foram doados rins, fígado e córneas de uma paciente de 58 anos que evoluiu para morte encefálica.

O fígado da paciente foi encaminhado para Brasília com apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para que o transporte fosse feito em tempo hábil de transplantar. Os dois rins doados foram extraídos pela equipe de urologia do hospital e levados para Goiânia por meio de voo comercial. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

De janeiro até esta última captação já somaram 121 confirmações de morte encefálica no hospital sendo possível realizar mais de 40 captações e doações de oito coração, 26 fígados, 65 rins, três pâncreas e um pulmão. Até o momento, já foram realizados 17 transplantes renais entre doadores falecidos e intervivos.

A equipe da OPO do hospital são os responsáveis pelo acolhimento dos familiares e, posteriormente, fazem a abordagem sobre a possibilidade da doação. Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feita pela CET (Central Estadual de Transplante), não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes.