Santa Casa realiza 38° captação de órgãos do ano no sábado

03/12/2018

Na madrugada do último sábado (1°), a Santa Casa de Campo Grande iniciou o mês de dezembro com a 38ª captação de órgãos do ano realizada pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) com as equipes de extração externa. O paciente de 37 anos, após evoluir para morte encefálica, doou coração, fígado, rins e córneas.

O coração e o fígado do paciente foram encaminhados para Brasília, sendo que o transporte em tempo hábil para transplantar foi possível com o apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) e de batedores do Corpo de Bombeiros. Um dos rins foi levado para São Paulo e o outro permaneceu na Santa Casa e foi transplantado no mesmo dia em um homem de 64 anos aqui da Capital. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

A equipe da OPO do hospital são os responsáveis pelo acolhimento dos familiares e, posteriormente, fazem a abordagem sobre a possibilidade da doação. Sendo de interesse dos familiares, o próximo passo é a busca de possíveis receptores feita pela CET (Central Estadual de Transplante), não existindo condições de transplante no Estado, a busca é realizada no Sistema Nacional de Transplantes. De janeiro a até esta última captação já somaram oito captações de coração, 23 fígados, 57 rins, quatro pâncreas e um pulmão.