Santa Casa realiza 1° treinamento do ano da brigada de incêndio

14/05/2018

Entre os dias 07 a 10 deste mês, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), em parceria com a empresa CMS - Consultoria e Capacitação contra Incêndio, realizou o 1° treinamento da Brigada de Incêndio da Santa Casa deste ano. Nesta semana, entre os dias 14 a 16, outra turma passará pela capacitação.

No treinamento foram abordados os temas “Teoria e prática de primeiros socorros” e “Teoria e prática de combate a princípio de incêndio”. A parte teórica aconteceu na sala de treinamento e a parte prática, que inclui a simulação de incêndio, é feita no pátio do hospital. O curso de formação tem validade de um ano.

O treinamento tem o objetivo de estabelecer as condições mínimas para a composição, formação, implantação, treinamento, reciclagem e cadastramento da brigada de incêndio, bombeiros civis e congêneres, para atuação em edificações e áreas de risco no Estado de Mato Grosso do Sul, atuando na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros, visando, em caso sinistro, proteger a vida e o patrimônio, reduzindo os danos ao meio ambiente, até a chegada do socorro especializado, momento em que poderá atuar no apoio quando requisitado.

Este curso é em cumprimento à norma do Corpo de Bombeiros de MS que aplica-se a todas as edificações, eventos temporários ou áreas de risco, conforme a Lei Estadual nº 4335/2013 -  Código de Segurança contra Incêndio, Pânico e outros riscos no Estado de Mato Grosso do Sul. De acordo com o técnico de segurança do trabalho do hospital, Gustavo Gibaile, este treinamento é fundamental para a instituição e seus funcionários. “É importante saber que a brigada de incêndio não uma comissão e sim um grupo capacitado para fazer esse combate ao princípio de incêndio. Um treinamento de suma importância para a Santa Casa, por conta da quantidade de pessoas que transitam por aqui”, comenta o técnico.

A Brigada de Incêndio da Santa Casa é composta por funcionários voluntários que previamente foram treinados, organizados e capacitados para realizar atendimento e auxilio em situações de emergência. A equipe foi treinada para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.