Cotidiano

Santa Casa inicia Programa de Enfermeiro Trainee Interno

07/11/2018

A Santa Casa de Campo Grande por meio da Escola de Saúde iniciou na manhã desta quarta-feira (7), o “Programa de Enfermeiro Trainee Interno” para os técnicos de enfermagem nível II do hospital. O projeto terá uma carga horária 1320 horas dividias em 150 horas/aula teórica e 1170 horas/aula prática.

 

A vice-presidente da Santa Casa, Gracita Barbosa, deu boas-vindas aos presentes e desejou boa sorte a todos. “Estou muito feliz com mais este projeto da Santa Casa. Que todos façam um bom proveito dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Desejo boas-vindas e muita sorte a todos”, disse.

 

Em seguida, o presidente de Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Sebastião Junior, fez o uso da palavra. “Tenho muita satisfação de estar presente aqui hoje, acompanhado este momento histórico para a Santa Casa. Desejo muita sorte para os que ingressam neste desafio. Tenho certeza que será um sucesso”.

 

O presidente do Siems (Sindicato dos Trabalhadores da área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, afirmou que o projeto fará o profissional crescer e ter mais segurança nas ações. “Estou muito feliz com essa nova Santa Casa e sua nova forma de gestão. Em um processo de trainee o enfermeiro estará no setor como trainee tendo responsabilidade como profissional, mas ao mesmo tempo sabendo que tem alguém do seu lado para te dar mão, te acompanhar. Isso é muito importante, pois vai fazer o profissional crescer ainda mais e ter segurança nas ações futuras. Agradeço a equipe da Santa Casa por este projeto”.

 

O gerente da Escola de Saúde da Santa Casa, Amilton Obino Abreu, falou da alegria de realizar mais este projeto. “Agradeço a direção da Santa Casa por apostar no ensino e estar constituindo a Escola de Saúde. O programa de trainee, assim como todos os outros programas relacionados ao ensino, vem capacitar os profissionais da área de saúde. O que nós queremos é preparar cada vez mais os profissionais para que Campo Grande e Mato Grosso do Sul sejam exemplo de profissionais de qualidade na prestação da assistência. Estamos muito felizes por termos conseguido mais este projeto”.

 

A gerente de enfermagem do hospital, Luciana Gimenez, também deixou sua mensagem. “É uma grata satisfação para a enfermagem da Santa Casa estar desenvolvendo este projeto na nossa instituição. Esta oportunidade de desenvolvimento profissional vem de encontro com a necessidade de promover a inclusão do técnico de enfermagem nível II no mercado de trabalho como enfermeiro. Como participante deste projeto, junto com as lideranças de enfermagem, nós estaremos desenvolvendo e participando diretamente em todas as fases deste processo. Sabemos que este projeto vem somar e proporcionar uma maior qualidade na assistência de enfermagem, proporcionando uma melhor qualidade no atendimento aos pacientes. Agradeço e compartilho que temos um time muito empenhado a desenvolver o melhor programa trainee de Mato Grosso do Sul”.

 

A coordenadora de recursos humanos do hospital, Danielle Silva, disse aos presentes para aproveitarem ao máximo o projeto. “Em nome do RH quero dizer que estamos muito felizes. Posso garantir que todos os detalhes estão sendo pensados com muito carinho. Este programa está sendo feito para vocês técnicos de enfermagem nível II. Para gente é uma felicidade ter mais um programa para o desenvolvimento dos nossos profissionais. Aproveitem ao máximo este projeto, se dediquem e estudem”.

 

A enfermeira analista de educação da Escola de Saúde da Santa Casa, Emanuela Areco, agradeceu a oportunidade de trazer o projeto para o hospital. “Fico muito feliz de falar um pouco sobre o programa que eu já tenho experiência e já construí em outra instituição. Trazer este programa para a Santa Casa eu acredito ser um sonho de muitos enfermeiros. Agradeço a oportunidade”.

 

O objetivo do projeto é possibilitar ao técnico de enfermagem nível II a oportunidade de iniciar no mercado de trabalho por meio do programa “Enfermeiro Trainee”, desenvolvendo competências assistenciais e gerenciais nas unidades hospitalares, com enfoque crítico numa assistência segura e humanizada. É uma etapa de aprendizado e de investimento da empresa no profissional. O mesmo terá a vantagem de desenvolver competências e aprender com os desafios que serão propostos, além disso, irá conciliar o trabalho com os treinamentos que são parte obrigatória do programa, recebendo uma certificação que aprimorará seu currículo e irá alavancar sua carreira.

 

Entre o conteúdo programático estão: regimento interno do serviço de enfermagem; POP institucional, protocolos institucionais, equipamentos hospitalares (monitor cardíaco, respirador, bomba de infusão), técnicas básicas de enfermagem: sinais vitais, cateterização vesical, sondagens, curativos, preparo/administração de medicamentos, admissão do paciente, rotinas setoriais, estruturação e caracterização das unidades hospitalares (Centro de Terapia Intensiva, Unidade Coronariana, Unidades de Internação, Pronto Socorro, Centro Cirúrgico, Central de Esterilização de Materiais e Hemodinâmica), Sistematização da Assistência de Enfermagem – SAE, diretrizes de reanimação cardiorrespiratória e cerebral, gerenciamento em enfermagem: administração das unidades hospitalares, recursos humanos e materiais, entre outros.

 

A metodologia terá desenvolvimento prático nos diversos setores da Santa Casa (neurologia, terapia intensiva, unidade coronariana, centro cirúrgico, central de material e esterilização, clínica médica, clinica cirúrgica, pediatria, maternidade), relatório mensal das atividades práticas, aulas teóricas quinzenais, visita mensal a outros setores da instituição, avaliação trimestral, elaboração do plano de ação de melhoria (trabalho de conclusão do programa de enfermeiro trainee).

Galeria de fotos