Santa Casa capta 13 órgãos em dois dias

01/11/2018

A OPO (Organização de Procura de Órgãos) da Santa Casa de Campo Grande realizou duas captações de órgãos durante a semana. A primeira aconteceu no último sábado (27), e na oportunidade foram captados coração, fígado, rins e córneas. A segunda captação aconteceu na tarde de ontem (31), e foram doados coração, fígado, rins, pâncreas e córneas, totalizando 13 órgãos captados.

O coração da primeira captação foi encaminhado para São Paulo com apoio de uma aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira) para o transporte do órgão. O fígado e um dos rins também foram encaminhados para São Paulo. O outro rim do doador permaneceu na Santa Casa para ser transplantado. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

Na segunda captação, o coração foi encaminhado para São Paulo também com apoio de uma aeronave da FAB, o fígado foi para o Distrito Federal e o pâncreas e um dos rins foram para São Paulo. O outro rim do paciente permaneceu na Santa Casa e foi transplantado em uma jovem de 19 anos. As córneas foram encaminhadas para o Banco de Olhos do hospital.

Com estas doações, a Santa Casa realizou seis captações de coração, 22 fígados, 53 rins e três pâncreas durante o ano de 2018.