Recursos Humanos da Santa Casa realiza benchmarking em outros hospitais

11/07/2018

Representantes do setor de Recursos Humanos da Santa Casa de Campo Grande realizaram nos dias 06 e 09 de julho visitas em alguns hospitais privados da cidade para realizar um processo de análise de dados muito usado nas áreas de Recursos Humanos e Administração com o termo benchmarking. Os hospitais visitados foram Unimed, Cassems e Clínica Campo Grande.

Em um benchmarking as empresas comparam ações, produtos e/ou serviços de concorrentes de uma organização para melhorar práticas, seguir tendências e inovar no processo de gestão organizacional. Nesta primeira visita, especificamente, o objetivo foi conhecer os processos de seleção para contratação de funcionários e boas práticas adotadas nestes hospitais. Estiveram à frente das visitas a coordenadora de RH da Santa Casa, Danielle Silva, e as analistas de recrutamento e seleção do hospital, Bruna Barbosa e Edneia Irei.

De acordo com a coordenadora de RH, Danielle Silva, os contatos com outras empresas possibilitam grandes oportunidades de aprendizado e também o aprimoramento de novas condutas. "Esta visita é importante para conhecermos as ferramentas utilizadas nos processos de contratação do nosso ramo de atuação. Estas trocas de informações entre os recursos humanos dos hospitais possibilitam boas parcerias e ideias de melhorias para o recrutamento e seleção da Santa Casa", comentou Danielle.

Para o gerente de RH, Jefferson Araújo, o método benchmarking é fundamental para quem atua na área de gestão de pessoas. “Dentro da nossa atuação o benchmarking vale muito a pena adotar, pois buscamos ações e estratégias que deram certo para outros hospitais e que podem ser implementadas em nosso hospital, visando a melhoria da rotina diária do serviço”, afirmou.

O setor de Recursos Humanos da Santa Casa tem inovado com a realização de ações voltadas à valorização profissional de cada funcionário e vem buscando melhorias nos processos do departamento. A gerência de RH vem desenvolvendo também diversos trabalhos focados nas áreas de Departamento Pessoal e SESMT (Serviço de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) da instituição.