Prontomed inicia projeto “Pequenos Corajosos”

12/09/2018

O Prontomed Infantil da Santa Casa de Campo Grande iniciou neste mês o projeto “Pequenos Corajosos” que tem premiado as crianças com um adesivo de um super-herói escrito “Sou corajoso (a), venci a picadinha” com o objetivo de aliviar o medo que as crianças possuem das agulhas durante os procedimentos.

O projeto também tem ajudado os pais a apoiarem e auxiliarem melhor os seus filhos nos procedimentos mais desconfortáveis, fazendo os pequenos entenderem que essas intervenções são necessárias desde suas primeiras experiências com injeções, mesmo que ainda bebês. Com isso, o projeto tem contribuído com o processo de venopunções durante a coleta para exames, estimulado as crianças a perderem o medo.

Iniciado neste mês de setembro como protocolo durante os atendimentos, o projeto tem sido aprovado por todos os familiares e profissionais que lidam com este público. De acordo com o líder de enfermagem do Prontomed, Leandro Afonso, toda equipe está envolvida na execução do projeto para que os momentos difíceis sejam diminuídos. “Por mais que lidamos com a dor do próximo, tentamos, por meio deste projeto, minimizar esse momento. No final nós até damos a opção de o paciente escolher seu super-herói favorito e temos tido bons resultados”, comentou o enfermeiro.

A ideia de criar projeto que otimizasse o processo e ao mesmo tempo fosse atrativo ao às crianças, foi iniciada pela técnica de enfermagem do Prontomed Infantil, Josilaine da Silva Moreira, devido aos inúmeros casos de pacientes que choravam e temiam o procedimento e foi acolhida pelo líder de enfermagem do setor para o amadurecimento e execução do mesmo.