Inovação

Pacientes da Santa Casa passam a contar com a “Dona Gentileza”

02/07/2018

Os avanços alcançados pela Santa Casa de Campo Grande não se limitaram apenas à infraestrutura, pois também há uma evolução constante na forma de atender os pacientes que precisam de alguma atenção médica hospitalar. Por isso, a partir desta segunda-feira (02), o hospital passa a disponibilizar o serviço de camareiras treinadas para atender bem e com alta qualidade. A princípio o serviço atenderá as alas do serviço privado em caráter experimental, em seguida, será estendido ao atendimento dos pacientes do Sistema Único de Saúde. 

 

As camareiras substituirão as técnicas de enfermagem nos serviços de troca de enxoval de cama e vestuário. As novas camareiras atenderão de forma profissional e acolhedora, oferecendo nas enfermarias e apartamentos do hospital, mais conforto e humanização para pacientes e acompanhantes. O serviço é fornecido pela Grifort, empresa que tem atuado em parceria com a instituição nos serviços de lavanderia, costura e de camareiras.

 

Devidamente uniformizadas, as profissionais farão a avaliação e, posteriormente, o preparo dos enxovais que serão oferecidos para pacientes e acompanhantes em horários pré-estabelecidos, evitando o cruzamento com material sujo e com alimentação.

 

O controle dos enxovais será realizado através de rol’s, que são documentos manuais de registro do quantitativo de roupas disponibilizadas nos setores. As camareiras farão o abastecimento desses materiais nos armários dos postos assistenciais e distribuirão leito a leito para cada paciente/acompanhante o enxoval necessário para seu atendimento durante o período. 

 

Além de todo o serviço operacional, as camareiras ajudarão a cuidar do bem-estar dos pacientes com limpeza e organização das enfermarias e apartamentos. Serão, também, responsáveis pela desinfecção dos colchões e arrumação das camas dos pacientes conscientes e em condições de deambulação, facilitando o trabalho da equipe de enfermagem.

 

A entrega dos enxovais contará com a disponibilização de kits de lençóis, fronhas, toalhas, camisolas, conjuntos de pacientes em diversos tamanhos, cobertores, campos cirúrgicos, cueiros, conjunto de pediatria, dentre outros. Todas as funcionárias que atuarão como “Dona Gentileza” vêm recebendo treinamento específico para trabalhar na função.

Galeria de fotos