Cotidiano

Médico e residentes da Santa Casa produzem livro sobre rotinas em Clínica Médica

20/12/2018

Com o objetivo de sistematizar as rotinas e condutas na área da Clínica Médica da Santa Casa de Campo Grande o médico clínico e cardiologista, Dr. Luz Ovando, organizou o desenvolvimento do livro “Manual de Rotinas em Clínica Médica”, com o apoio de outros seis co-editores na produção, além da colaboração de demais profissionais da área.

 

Este livro é uma produção história tendo em vista as mais de duas décadas de existência da residência no hospital. O projeto de pesquisa do manual foi desenvolvido durante todo o ano de 2017 e finalizado em 2018 com encontros semanais para discussão de assuntos que pudessem ser utilizados no livro com o foco em estabelecer rotinas para serem aplicadas nas condições clínicas mais frequentes.

 

De acordo com o autor principal do livro, Dr. Luiz Ovando, o manual não tem pretensão a mais senão resgatar os valores médicos e contribuir na execução dos trabalhos desenvolvidos dos pelos profissionais da Clínica Médica. “O livro não tem a intenção de se impor como referência, mas iniciar uma caminhada de anos na busca do resgate de valores médicos. Espero que em breve surge uma nova geração de preceptores, residentes e professores que avancem na busca deste objetivo de sistematização para que nos tornemos ainda mais excelentes no trabalho diário”, comentou o médico.

 

Participaram como co-editoras na produção do manual as médicas, Érica de Almeida Gattass, Jandra Evangelista, Jéssica Fernanda Sabadini de Oliveira, Jéssika Salazar Durigon, Larisse Ribeiro e Mainara Queiróz U. Padilha. Além destes, colaboraram os residentes, Ana Beatriz Hermes, Ítalo Gonçalves de Souza e Laura de Mattos Kintschev.