Identificação do paciente e acertos na medicação é tema de treinamento para técnicos

29/05/2018

No último sábado (26) e domingo (27), os técnicos de enfermagem do primeiro andar alas de cardiologia, unidade coronariana e neurologia da Santa Casa participaram de um treinamento para promover as práticas seguras no momento de preparo e administração de medicamentos e a revisão do protocolo de identificação do paciente, reduzindo assim a ocorrência de eventos adversos.

A líder de enfermagem do setor, Dayane Cauneto, comentou que estes treinamentos oferecidos à equipe são de extrema importância, pois além de capacitar o profissional também melhora a qualidade na assistência. “Ter a possibilidade de prevenção de erros na administração de medicação e do risco de danos em função da sua ocorrência, torna-se preciso ações que possam preveni-los, por isso cada atualização dos protocolos são necessários”, comenta.

Com iniciativa da liderança de enfermagem dos setores, os treinamentos foram ministrados pelos enfermeiros, Ana Paula Macedo, Silvia Helena Falchettee, Fermiano de Jesus, Josias Golden da Silva e Igor Mauricio Ganacin Faria, com métodos de roda de conversa, dinâmica em grupo e aulas em slides.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária diz que o protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos deve ser aplicado em todos os estabelecimentos que prestam cuidados à saúde, em todos os níveis de complexidade, em que medicamentos sejam utilizados para profilaxia, exames diagnósticos, tratamento e medidas paliativas. Por isso o hospital, por meio de suas lideranças de enfermagem, sempre promove treinamentos e qualificações de seus profissionais.