Cotidiano

Evento inaugura curso técnico em Imobilização Ortopédica

09/03/2018

Na noite desta quinta-feira (8), foi realizado no auditório “Carroceiro Zé Bonito” da Santa Casa de Campo Grande uma apresentação dos responsáveis pelo curso técnico em Imobilização Ortopédica, oferecido pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) em parceria com o hospital, aos alunos. As aulas começam na segunda-feira (12).

 

O superintendente do hospital, Dr. Augusto Ishy, conduziu a abertura do evento, representando o presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento. Na oportunidade, desejou boas-vindas aos alunos e agradeceu a parceria com a Secretaria para a realização do curso. “Hoje inicia uma parceria e espero que seja a primeira de muitas. Nos últimos dois anos, a Santa Casa vem mudando o rumo da sua gestão, focando na qualidade, assistência e ensino. Estamos com 14 programas de residência médica, além de cursos técnicos profissionais. Vocês terão oportunidade de estar junto com o paciente, de colocar a mão no paciente e serão os futuros profissionais que atuarão aqui no hospital”, disse.

 

Em seguida, o Coordenador de Políticas para o Ensino Médio e Educação Profissional da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, professor Davi de Oliveira Santos, que na oportunidade representou a Secretária de Estado de Educação de MS, Maria Cecília Amendola da Motta, se apresentou aos alunos e contou sobre como surgiu a pareceria das duas instituições. “Na busca de parceria chegamos até a Santa Casa que também compartilhava do sonho de conseguir manter a oferta de cursos na área da saúde e de especializações técnicas para capacitar os profissionais que atuarão na sua dependência. Hoje celebramos a abertura do curso técnico em Imobilização Ortopédica que só foi possível devido a esta parceria. A Santa Casa abriu a porta para a parte prática e a secretária cuidará da parte teórica”, enfatizou.

 

Representando a Coordenadoria Regional de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, Nolassa Marina Maldonado, falou da felicidade do Governo do Estado com mais esta parceria. “Nós estamos muito contentes com esta parceria e temos certeza que são profissionais pioneiros que vão trazer grandes benefícios para toda a sociedade sul-mato-grossense. Espero que no futuro possamos celebrar com festa e êxito esta parceria na formatura de todos vocês”.

 

A diretora do Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF), Chiara Goes Barbosa, falou da felicidade da instituição ser a pioneira no Estado a ministrar o curso. “O curso técnico em Imobilizações Ortopédicas é uma novidade no Estado. Vocês serão a turma pioneira. Acredito que por este motivo teremos algumas dificuldades no meio do caminho, mas superaremos todas e chegaremos à conclusão do curso. Estamos muito felizes, pois nossos alunos de enfermagem estão sendo muito bem recebidos aqui na Santa Casa. Estão vivenciando na prática tudo que estudaram em sala de aula. Estou muito feliz e aguardo todos vocês para iniciarmos este grande curso”.

 

A coordenadora do curso de Imobilização Ortopédica, Renata Moraes Correa, desejou boas-vindas aos alunos e se colocou à disposição dos mesmos. “Desejo boas-vindas a todos. Tenho plena e absoluta certeza que todos que estão aqui irão terminar este curso. Um curso pioneiro e vocês serão o público que irá atuar dentro dos hospitais da Capital e do Estado”, afirmou.

 

Encerrando as apresentações dos responsáveis pelo curso, o médico ortopedista da Santa Casa e coordenador das atividades práticas do curso, Dr. Demétrius Ismael e Silveira, abordou com os alunos um pouco da realidade da profissão de Técnico de Imobilização Ortopédica. “Já existe um projeto tramitando no Senado para regulamentar esta profissão tão bonita. Esse evento é um encontro comemorativo que tem por objetivo inaugurar as atividades do curso técnico de Imobilização Ortopédica. Em 2017 a Santa Casa realizou 39 mil cirurgias e destas 25 mil foram cirurgias ortopédicas. O técnico de Imobilização Ortopédica atua em vários cenários. Então desejo boas-vindas a todos e espero que aproveitem cada momento deste grande curso”, finalizou.  

 

Curso

 

O curso visa contribuir de maneira ativa para o atendimento às demandas necessárias do mercado de trabalho e oferecer profissionais habilitados, competentes e dinâmicos, preparados para a empregabilidade e a competitividade do mundo moderno, capazes de atuar com eficiência e eficácia no mercado de trabalho.

 

A carga horária do curso é de 1500 horas dividias em 250 horas para estágio profissional supervisionado e 1250 de aulas teóricas. O curso será realizado no Centro de Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima (CEPEF). Ao final da capacitação os participantes receberão um certificado de Técnico em Imobilização Ortopédica.  

Galeria de fotos