Capacitações

Escola de Saúde capacita enfermagem sobre “Registro Cronológico: importância e aplicação”

28/11/2018

A Escola de Saúde da Santa Casa de Campo Grande de início as capacitações in loco com os enfermeiros e técnicos em enfermagem do hospital. O treinamento que trata sobre o “Registro Cronológico: importância e aplicação” começou no pronto-socorro e seguirá para os demais setores da instituição.

O objetivo do treinamento é proporcionar aos participantes, informações fundamentais para nortear os profissionais do setor para a prática do registro cronológico de Enfermagem no prontuário do paciente, garantindo a qualidade das informações que serão utilizadas por toda a equipe de saúde. Demonstrar o alto índice de glosas que ocorrem nos hospitais pela deficiência nas anotações de enfermagem, em virtude da ausência dos registros no prontuário dos processos assistenciais ou anotações de forma incorreta.

Dentro o conteúdo abordado estão: comunicação em enfermagem; finalidades dos registros; aspectos éticos e legais do registro em enfermagem; prontuário do paciente; procedimentos de enfermagem – o que anotar; estrutura e características das anotações de enfermagem; modelos de glosas/registros ausentes e /ou incorretos; modelos de anotações de enfermagem conformes. O treinamento é ministrado pelas enfermeiras, Emanuela Areco e áurea Lilia Batista Silva.

O Gerente da Escola de Saúde, Amilton Obino Abreu, ressalta que as capacitações internas visam a melhoria sob os aspectos técnicos e comportamentais. “Colabora para a conformidade da aplicação dos protocolos de segurança do paciente, bem como, nas práticas assistenciais segura, qualificada e humanizada, tendo como finalidade oportunizar os profissionais de enfermagem a participação nas capacitações durante sua jornada de trabalho”, disse.